19/04/2018 - 09:59h - Autor: Wania Monnerat – Consultora responsável pelo acompanhamento dos grupos de trabalho do DTI.

TURISMO EM NOVA FRIBURGO E REGIÃO – UMA OPÇÃO INTELIGENTE

TURISMO EM NOVA FRIBURGO E REGIÃO – UMA OPÇÃO INTELIGENTE

O Sebrae/RJ – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro – é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial.

Com importante papel no crescimento econômico do estado, o Sebrae/RJ desenvolve projetos de norte a sul do Rio de Janeiro. Sua atuação está voltada para o fortalecimento das cadeias produtivas fluminenses, com foco na competitividade, na sustentabilidade e nos diferenciais competitivos que podem ajudar as micro e pequenas empresas a vencerem os crescentes desafios do mercado.

O Escritório Região Serrana I, sediado em Nova Friburgo, com foco de atuação em 13 municípios da Região Centro-Norte Fluminense, vem atuando em ações estruturantes para fortalecer o setor de turismo na região. Conta com o apoio dos parceiros nos municípios e distritos onde estão sendo desenvolvidos os projetos, como: Associações Empresariais, Prefeituras Municipais e do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau que também vem desenvolvendo um papel importante na promoção e comercialização dos destinos da Região nos principais mercados emissores do Brasil.

Dentre os projetos que estão em andamento atualmente na região, podemos destacar:

Destino Turístico Inteligente (DTI) - No contexto de satisfazer e antever as novas necessidades de consumo e melhor servir os turistas nasceu a abordagem de destinos turísticos inteligentes. De origem espanhola, os conceitos e a metodologia foram construídos a partir do aprendizado de 10 pilotos implementados em cidades do país europeu.

As ações estão sendo desenvolvidas por grupos de trabalho compostos por empresários que fazem parte da cadeia do turismo, parceiros, lideranças locais e o poder público. Os grupos de trabalho estão divididos em quatro grandes eixos – Governança – Tecnologia – Experiência – Sustentabilidade, envolvendo aproximadamente 65 pessoas atuantes nas ações do projeto.

Neste mês de março, dentre as ações em andamento, teve início o planejamento do evento Urban Hacking – uma ação que tem como objetivo a reapropriação de um espaço público. Este movimento vem acontecendo tanto em grandes centros ou mesmo em pequenas cidades do interior. Em Nova Friburgo, o primeiro local escolhido pela  equipe do projeto DTI para a realização da montagem da programação do Urban Hacking foi a Pça do Suspiro. A partir da utilização inteligente de locais públicos que já possuem circulação de pessoas, a cadeia de turismo local pode se preparar para o fomento de negócios da região, incentivando as redes de gastronomia, lazer, entretenimento, hospedagem ou qualquer outro negócio ligado ao turismo, fomentando diversas oportunidades em decorrência dos projetos inteligentes de ocupação. 

Fomento ao Turismo Rural – O SEBRAE/RJ vem implementando o Projeto Fortalecimento da Experiência Turística no Meio Rural em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Na Região Serrana I, o projeto pretende aumentar a renda de produtores rurais, empreendedores individuais e empresários de microempresas dos municípios de Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e Nova Friburgo (Distrito de Amparo), a partir do desenvolvimento do turismo rural em suas propriedades.

Para que os empreendedores possam aprimorar e diversificar seus produtos e atender à demanda turística, será utilizada uma metodologia de extensão rural com programas de capacitação e de inovação, consultorias, diagnósticos, visitas técnicas, dentre outras ações, buscando sempre fortalecer os grupos e promover a sustentabilidade das empresas participantes.

Neste ano de 2018, estão previstas diversas ações, dentre elas o intercâmbio entre os Roteiros já mapeados e validados no Estado do Rio de Janeiro, para que os empresários possam trocar experiências e conhecerem as potencialidades existentes. O primeiro intercâmbio é no Roteiro Caminhos do Imperador, no distrito de Boa Sorte – Cantagalo, com participação de empresários dos municípios de Guapimirim e Angra dos Reis, além de grupos de turistas liderados pela Agência NovaTour de Nova Friburgo. Neste oportunidade, também haverá uma filmagem com drone para que possamos intensificar a divulgação do roteiro. A programação do Evento em Boa Sorte tem início às 9 h e previsão de término às 17 h, com visitas à excelentes atrativos e com delicioso almoço e lanche com sabor rural incluídos.

Os próximos eventos para intercâmbios dos roteiros de turismo rural estão previstos em: Amparo e Sta Maria Madalena, além de uma missão de benchmarking para Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins (Pedra Azul) no Espírito Santo. 

Fortalecimento do Turismo e Novas Formas de Comercialização - Acompanhando os avanços do mercado digital, o turismo caracteriza-se por ser o segmento que rapidamente se construiu digitalmente, devido às demandas do consumidor e do mercado. Este cenário de necessidade de informação com inteligência se aprimora a cada dia e se expande no mundo com a velocidade da internet.

São inúmeros os aplicativos que proporcionam informação e serviços que apoiam uma viagem em todas as suas fases, desde a preparação até o retorno para casa. Outra mudança é a busca pela interligação dos serviços turísticos, de forma inteligente, por meio de novos modelos de negócios, com o objetivo de satisfazer e customizar a demanda dos turistas, que a cada dia ganha mais espaço e faz surgir uma nova forma de viajar.

Com base nesta tendência do mercado turístico e nas diversas ações já em andamento anteriormente, o SEBRAE/RJ desenvolveu, no segundo semestre de 2017, um diagnóstico com 35 empresários da cadeia do turismo na Região de Nova Friburgo, cujo objetivo foi levantar as principais demandas que serão incluídas no plano de ação para 2018 para capacitação dos empresários nas novas formas de comercialização através da Internet – Mídias Digitais – OTA’s (Agências de Turismo On Line), entre outros.  

Realizador: SEBRAE/RJ através do Escritório Região Serrana I

Coordenação do Turismo no SEBRAE/RJ: Marisa Cardoso, Tayssa Pinheiro de Araujo e Bruno Fernandes

Coordenação Escritório da Região Serrana I: Fernanda Gripp e Márcia Bittencourt 

 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários