10/04/2018 - 10:38h - Autor: Victor Viana

Curso de Robótica e Educação Maker chega a Búzios

Búzios é apenas o começo de um projeto de expansão por todo o interior do estado

Curso de Robótica e Educação Maker chega a Búzios

O interesse por robôs é algo muito presente na nossa cultura, tanto por conta do cinema, quanto pelas facilidades que eles representam. As crianças também estão cada vez mais entrando em contato com essa tecnologia desde cedo. Por conta disso, as aulas de robótica começaram a invadir as salas de aula de escolas tradicionais, porém as crianças de Armação dos Búzios e região não precisam mais se deslocar até o Rio parar estudar em uma instituição de ponta.


O curso “Adoro Robótica”, com sede no Rio de Janeiro, chegou a Búzios para começar uma parceria com o tradicional Instituto Dominus, localizado em Geribá. Com uma turma de aproximadamente 20 alunos, iniciada na última segunda-feira (2), a instituição deu seu primeiro passo de expansão na região.

“Essa parceria começou como um modo de inserir a Cultura Maker, a do Faça Você Mesmo, na região. E percebo que já está se tornando muito promissora. As crianças gostaram e estão procurando cursos desse estilo. Não houve nenhuma dificuldade e estão absorvendo o conteúdo facilmente. Na nossa aula experimental tivemos mais de 50 alunos”, afirmou o diretor executivo, Charles Esteves Jr.


“Adoro Robótica” oferece inicialmente cursos de robótica para crianças, mas planeja inserir modelagem 3D, programação infantil, corte a laser, robótica de competição e Arduíno. Tudo com uma linguagem apropriada para que os pequenos entendam e possam usufruir. Todos esses cursos são oferecidos na filial da “Adoro Robótica” no Rio de Janeiro, em Botafogo.

O projeto também oferece o curso Educação Maker, indicado para profissionais que estejam procurando ensinar crianças em cursos desse setor e queiram se especializar no método do “Adoro Robótica”. 

“Algumas pessoas pensam que robótica e programação não são coisas para crianças, mas isso ficou no passado. Estimulamos a criatividade, pensamento matemático, espacial, desenvolvimento e princípios de engenharia. Tudo isso utilizando uma linguagem própria e infantil, condizente com a idade do aluno, e ele é capaz, depois de algumas aulas, partir de um projeto básico e personalizar o seu próprio robô”, comenta Charles Esteves Jr.

Segundo o idealizador e fundador do “Adoro Robótica”, Charles Esteves, trazer de volta o prazer de colocar a “mão na massa” é o objetivo do projeto.

“A muito tempo atrás todas as escolas tinham laboratórios de química e de física. Eles eram um espaço de experimentação, fazer as coisas acontecerem, de criatividade. Com a Cultura Maker isso está de volta com a robótica. E, atualmente, com a quantidade de kits educacionais que temos disponíveis isso está muito fácil e acessível”, conclui o idealizador.

História do “Adoro Robótica” – Do Rio de Janeiro até Búzios
A história da “Adoro Robótica” começou em 2001 quando seu fundador Charles Esteves percebeu que faltava no movimento Maker, um espaço para compartilhar ideias, tirar dúvidas e aprimorar conhecimento.

E foi assim que Charles criou o 1° site da Adoro Robótica, uma espécie de blog, com as atividades de robótica no Brasil e do mundo relacionadas ali, torneios, novidades e afins, que seguiu operante até meados de 2015.

E como a internet é um espaço rico para disseminar ideias e conhecimento, tudo deu frutos e cresceu se transformando lentamente no que hoje é a “Adoro Robótica”.

A partir de 2014, foi fechada uma parceria com um espaço Maker, em Botafogo, contando com apenas uma sala, onde a “Adoro Robótica” iniciou suas atividades com os cursos de robótica infantil e depois com o curso, pioneiro no Rio de Janeiro, feito para educadores, Educação Maker.

Em paralelo, a Adoro Robótica consolidou seu propósito com a prestação de serviços terceirizados na área da robótica educacional, atendendo escolas conceituadas no Rio de Janeiro como TTH Bar-Ilan, Maple Bear e o Colégio QI até os dias atuais, até montar sua sede e iniciar os trabalhos de curso regular, posicionando-se como uma das referências em Robótica Educacional no Rio de Janeiro. 

Colégios parceiros da Adoro Robótica 

Tth barilan

Vine International Christian School

Colégio Qi

Maple Bear (Canadian School)

Escola Suíço- Brasileira

Instituto Dominus de Educação

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários