10/04/2018 - 10:27h - Autor: Cesar Augustus Coelho Assessoria de Comunicação - SEBRAE/RJ

Sebrae/RJ lançará programa de Educação Empreendedora nas escolas em Sumidouro

Evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal

Sebrae/RJ lançará programa de Educação Empreendedora nas escolas em Sumidouro

No dia 11 de abril (quarta-feira), o Sebrae/RJ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumidouro, estará realizando a cerimônia de lançamento do programa “Jovens Empreendedores - Primeiros Passos” (JEPP), que tem como objetivo mostrar o Empreendedorismo como atividade educativa e futura opção de carreira profissional. O evento acontecerá na Escola Estadual Municipalizada Monsenhor Ivo Sante Donin, a partir das 8h30 e contará com a participação de autoridades locais, representantes do Sebrae/RJ, pais, alunos e professores.

A implantação do JEPP em Sumidouro terá início com a capacitação de professores da Rede Pública Municipal de Ensino, que assistirão a aulas e participação de palestras sobre o programa. A partir daí, estarão aptos a ensinarem os módulos que compõem o programa de empreendedorismo nas escolas.

De acordo com a analista do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, o JEPP é um programa voltado para implantar no cotidiano dos estudantes o hábito de empreender. “Mesmo que não tenhamos a cultura de optar pelo Empreendedorismo como carreira profissional, percebemos que quando a criança entra em contato com essas novas possibilidades isso se torna algo muito natural, pois elas têm uma predisposição de acreditar em seus sonhos. Isso é uma característica fundamental para um bom empreendedor. As crianças não têm medo e estão mais abertas a enfrentar desafios, pois isso já faz parte do processo de aprendizado delas”, destaca. 

O que é o JEPP 

O JEPP é um programa que considera que o Empreendedorismo pode ser ensinado e estimula a iniciativa futura da busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora, ou da criação de negócios próprios por parte dos estudantes.

Para tanto, os professores participam de capacitação que aborda as principais questões teóricas e metodológicas do curso. Os educadores também passam a conhecer a estrutura e o conteúdo dos livros de cada um dos nove anos do Ensino Fundamental que serão aplicados.

O curso de Empreendedorismo apresenta dois eixos de atuação: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para plano de negócios e quatro temas: cultura da cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

Outras cidades 

As ações do Sebrae/RJ tem como objetivo disseminar a cultura e educação empreendedora em todo Estado e na Região Serrana não é diferente. Por isso, em maio, nos dias 02, 03 e 04, será a vez dos professores do município do Carmo serem capacitados e a partir daí, ainda sem data definida, será a vez dos professores de Nova Friburgo.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários