14/03/2018 - 12:36h - Autor: Cesar Augustus Coelho Assessoria de Comunicação - SEBRAE/RJ

Servidores públicos de seis municípios da Região Serrana participarão de capacitação do Sebrae/RJ para promoverem desenvolvimento local

Servidores públicos de seis municípios da Região Serrana participarão de capacitação do Sebrae/RJ para promoverem desenvolvimento local

No dia 16 de março (sexta-feira) servidores públicos de seis municípios da Região Serrana participarão da “Oficina Top – Agente de Desenvolvimento”, evento promovido pelo Sebrae/RJ que tem como objetivo fortalecer ainda mais a Rede de Agentes de Desenvolvimento (Rede de ADs) local, além de disseminar informações estratégicas e boas práticas para apoio da continuidade de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa na região.

Já estão confirmadas a presença de representantes de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim e Macuco, sendo possível que até sexta-feira outros municípios participem da reunião.

De acordo com a analista do Sebrae/RJ em Nova Friburgo, Raquel Stumm, o encontro é um curso avançado focado para a formação de ADs com o intuito de estimular iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico e social local. “A iniciativa tem foco no protagonismo dos servidores públicos e serve para mostrar que o AD é um articulador responsável por ações que facilitam a promoção do desenvolvimento de sua região. E vai mostrar aos participantes os conceitos relacionados à implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/06) e à desburocratização. Esta etapa sintetiza eixos importantes e fornece instrumentos para que os ADs possam desenvolver sua oratória e a dinâmica de inovação, que são itens importantes para articular os avanços necessários ao pleno funcionamento da Lei Geral em seus respectivos municípios”, explica.

O programa da “Oficina Top – Agente de Desenvolvimento” inclui, além da Lei Geral, conceitos de Mobilização e Governança, Inovação e Conhecimento do Território de Atuação dos ADs.

O evento acontecerá na sede do Escritório Regional do Sebrae/RJ, que fica na Rua Fernando Bizzotto, nº 72 – Centro / Nova Friburgo, das 9h às 17h. 

O que são os ADs 

Os Agentes de Desenvolvimento (ADs) são servidores públicos municipais que têm como premissa fazer com que os requisitos relativos à desburocratização para abertura, alteração, baixa e regulamentação de empresas, além de compras governamentais, sejam praticados pela Administração Pública Municipal, com o objetivo de promover condições ideais que estimulem o empreendedorismo e possibilitem o crescimento econômico e social de sua região.

De acordo com a LC nº 123/06, o perfil para que os participantes se tornem Agentes de Desenvolvimento incluem:

- Residir na área da comunidade em que vai atuar;

- Possuir formação ou experiência compatível com a função a ser exercida;

- Ser preferencialmente servidor efetivo do município. 

A importância da Rede de ADs 

A Rede de Agentes de Desenvolvimento da região irá completar três anos no dia 13 de maio e a ideia de criar o grupo de trabalho surgiu da necessidade dos municípios se unirem em favor de um objetivo comum, ou seja, a necessidade de se fazer cumprir as determinações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades.

Em razão disso as Administrações Municipais da região buscaram se unir de forma organizada, de modo que pudessem desempenhar as ações de desenvolvimento de forma coordenada. 

Referência Nacional 

A Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, considerando Nova Friburgo e municípios do seu entorno, é a única do país que conseguiu que quase a totalidade das cidades que a compõem (11 de 12 no total) estejam adequadas a cumprir o que determina a Lei Complementar nº 123/06, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A emissão de alvará online e as compras públicas são os dois principais instrumentos que contribuem para este cenário positivo de destaque nacional.

Entre os municípios que já cumprem com determinações da legislação em vigor, estão: Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cantagalo, Bom Jardim, Nova Friburgo, Macuco, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Sumidouro e Trajano de Moraes.


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários