05/02/2018 - 11:22h - Autor: Ayrton Dias

Pro-Memória Digital

Educar para “preservar o futuro”

Pro-Memória Digital

Criada oficialmente em 29 de dezembro de 2009, a Fundação D. João VI de Nova Friburgo é uma instituição que teve a sua gênese em 1975 a partir de uma iniciativa da pesquisadora Thereza Albuquerque que acabou resultando na criação, em 14 de maio de 1986, do Arquivo Pró-Memória, o mais importante patrimônio imaterial de Nova Friburgo.

A História da Fundação D. João VI de Nova Friburgo efetivamente se dá em 2010 através de um projeto de preservação do acervo por processo de digitalização. Esse trabalho contou, dentre outros, com a participação  Nelson Augusto Bohrer presidente da instituição na época. Nelson tem como convicção que – apenas - guardar e preservar não é o bastante, para ele é necessário difundir! Imbuído desse sentimento ele vem desenvolvendo o projeto Pro- Memória Digital através da tecnologia “Conectese, Compartilhe e Colabore”. Essa plataforma conceitual que dirige o conteúdo do arquivo para a sala de aula,  criada e desenvolvida por Nelson, permite uma ação efetiva na área de educação: “Nosso propósito é a EDUCAÇÃO, e a CRIANÇA é o nosso melhor FUTURO. Nela devemos depositar todo nosso esforço, todo nosso conhecimento, todas as nossas esperanças. Como é possível, de outra forma, expressar o desejo de preservar o FUTURO?” 


Chromebook: uma ferramenta de baixo custo que permite o acesso a  Google Maps, Street View, Google Drive, Wikipedia e Youtube, , contribuindo para o melhor entendimento dos itens do acervo digital do Arquivo Pró-Memória 


Trabalhando com a Google for Education, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet‘, o Pró-Memória Digital já vem sendo aplicado em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de Nova Friburgo. Para Nelson “a maior e principal vantagem da tecnologia GOOGLE, além da gratuidade é claro, é a sua disponibilidade. Todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo, uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem.” 

Para facilitar a aplicação dessa metodologia algumas parcerias estão sendo realizadas possibilitando, por exemplo, a aquisição de chromebooks, uma ferramenta de baixo custo que permite o acesso a  Google Maps, Street View, Google Drive, Wikipedia e Youtube, , contribuindo para o melhor entendimento dos itens do acervo digital do Arquivo Pró-Memória.

      O “Projeto Piloto” já está sendo aplicado a partir do núcleo Fundação D. João VI de Nova Friburgo e o Arquivo Pró-Memória. O Pró-Memória Digital é responsável pela sua gestão no âmbito da motivação, treinamento e provisão de conteúdos didáticos e pedagógicos de interesse do projeto.


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários