06/12/2017 - 10:14h - Autor: Redação

DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES -DTI NOVA FRIBURGO

DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES -DTI NOVA FRIBURGO

No contexto de satisfazer e antever as novas necessidades de consumo e melhor servir os turistas nasceu a abordagem de destinos turísticos inteligentes. De origem espanhola, os conceitos e a metodologia foram construídos a partir do aprendizado de 10 pilotos implementados em cidades do país europeu.

Em Nova Friburgo, o projeto foi lançado em agosto/17.  Em setembro foram iniciadas as primeiras reuniões de trabalho com participantes dos diversos segmentos que compõem a cadeia do turismo: gastronomia, hotelaria, poder público, agências de receptivo local, organizadores de eventos, associações dos distritos, ACIANF, SEBRAE, CONVENTION BUREAU, entre outros.  Deste grande grupo foram montados os grupos de trabalho (GT), de acordo com a expertise de cada participante, dos Eixos do DTI:  Governança – Tecnologia – Experiência – Sustentabilidade.

Fernanda Gripp (Coordenadora da Região Serrana I) e Márcia Bittencourt (Analista Responsável)

Os grupos de trabalho, com aproximadamente 50 participantes,  desenvolveram os Planos de Ações das principais atividades do Projeto Destino Turístico Inteligente de Nova Friburgo. A principal estratégia do projeto é o desenvolvimento de uma Plataforma na Internet, que estará sob o domínio www.novafriburgoturismo.com.br, e que terá como diferencial uma área de gestão de dados para o empresário do setor hoteleiro e para a governança do setor de turismo. 

O projeto é muito mais amplo que uma plataforma na Internet, pois estão sendo desenvolvidas ações paralelas para divulgação do Destino Nova Friburgo. Dentre as principais ações podemos citar: Calendário Turístico 2018 – Plano de Comunicação da Plataforma DTI – Projeto: Fale com o Friburguense – Atualização dos Atrativos dos Circuitos Existentes – Capacitação em Internet e Mídias Digitais para os empresários envolvidos com o turismo.

A Coordenação dos Grupos de Trabalho (GT) é realizada pela Consultora Wania Monnerat

Recentemente, o SEBRAE lançou a cartilha “A Jornada do Turista Conectado”, que tem como objetivo dar apoio na transformação de um Destino Analógico em um DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE, com dicas práticas para os empresários que atuam nesse mercado tão competitivo e com variados players digitais. A conquista dos clientes começa bem antes do planejamento das próximas férias. É preciso povoar o imaginário e oferecer serviços que despertam desejos.  A cartilha está dividida em pré-viagem, viagem e pós-viagem. Para cada uma desta fase o SEBRAE apresenta: o perfil do turista conectado, o que ocorre com o turista, exemplos de facilitadores da experiência, dicas sobre os destinos turísticos, entre outras.

Todas as ações que foram desenvolvidas e planejadas no projeto DTI estão sendo validadas no âmbito do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo do Município de Nova Friburgo.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários