01/12/2017 - 12:09h - Autor: Ayrton Dias

12 mulheres e um destino

12 mulheres e um destino

Lumiar é um importante destino turístico friburguense e, para cuidar dos interesses dessa famosa localidade, recentemente foi empossada na Associação de Amigos e Moradores (AMA Lumiar) uma diretoria composta exclusivamente por mulheres. A empresária Sílvia Klein, atual presidente, nos concedeu a seguinte entrevista:

Por que uma diretoria composta por onze mulheres?                           

Quando iniciou-se o processo eleitoral para a diretoria da associação, havia uma proposta de se montar uma chapa comprometida com as demandas e os desafios que já estavam colocados, sendo que o maior deles foi encampado pela Ama Lumiar, que foi a ameaça da construção de três PCH ao longo do rio Macaé, nesse movimento que foi absolutamente assumido pela população, surgiram várias lideranças, as quais eu pude identificar como quadros para compor a chapa e de fato fazer acontecer, procurei essas pessoas em quem eu acreditei  que assumiriam comigo essa batalha com determinação para ajudar a comunidade.

A força-tarefa da AMA Lumiar: Maria Clara, Adriana, Luiza, Cláudia,  Sílvia,  Marcela, Kedma, Mônica,  Lauretis, Romina,  Leideane e Eliane

A composição da diretoria apenas por mulheres acabou sendo em função da disponibilidade das mesmas, e não por simples exclusão dos homens, além disso, uma chapa composta somente por mulheres é de extrema importância e representatividade para o universo feminino, demonstrando que, aos poucos, mulheres podem e devem assumir lugares de liderança, em igualdade aos homens, fazendo a diferença.

Quais são os principais objetivos de vocês?

O objetivo principal da associação é agir em conjunto à comunidade, buscando solução para os problemas que a localidade enfrenta. A AMA Lumiar existe para unificar e fortalecer a comunidade, promover o desenvolvimento social, a cultura, o bem-estar da população e dos turistas, buscar alternativas sustentáveis para o meio ambiente, sem perder suas características.   

Como a comunidade local está encarando essa formação exclusivamente feminina?

Temos recebido o apoio das pessoas e autoridades, além do apoio de entidades sociais das mais diversas, o que corrobora para a aprovação e suporte por parte da comunidade local. Isso é muito bom, estimula a continuidade do nosso trabalho que é totalmente voluntário.

Quais são as principais conquistas já obtidas em sua administração a frente da AMA Lumiar?

Lumiar é muito querida por todos os moradores e também todos que a visitam. Temos um clima fantástico, uma natureza exuberante e uma tranquilidade que em outros lugares às vezes não se encontra mais, mas temos nossos problemas que precisam ser resolvidos. Em setembro a prefeitura nos procurou para montar uma operação, intitulada “Projeto Verão”, atuando aqui em Lumiar e em São Pedro, distrito aliado a nós nessa missão, para trazer a todos melhorias na mobilidade, organização e segurança local. 

Podemos falar que hoje já temos uma ambulância, funcionando de domingo a domingo, para toda e qualquer emergência que houver. Já conseguimos também garantir que uma verba federal para a reforma do posto de saúde não fosse perdida, estamos aguardando a licitação. A AMA Lumiar vem trabalhando na formação de uma Brigada voluntária contra incêndios.

 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários