13/11/2017 - 16:06h - Autor: Ayrton Dias

Desfrute do surpreendente Amparo

Conheça e se encante com um novo atrativo turístico friburguense

Desfrute do surpreendente Amparo

Dotado de encanto singular e fortes tradições, o 4º Distrito de Nova Friburgo vem se tornando um concorrido atrativo turístico. Localizado a 10 km do centro da cidade, tendo como principal acesso a RJ 150, Amparo desperta a curiosidade das pessoas por estar relacionado a um fato marcante da história brasileira. Esse famoso distrito já gerou muita polêmica em função de uma suposta passagem de Tiradentes pela localidade e essa lenda fez com que a sua população desejasse que “Amparo dos Inconfidentes” fosse o nome adotado para designá-lo. O curioso é que durante algum tempo o distrito foi chamado de Refúgio, por ter abrigado Jerônimo de Castro e Souza um traidor da causa inconfidente. Polêmicas à parte, o importante é destacar o aspecto bucólico da localidade que guarda uma arquitetura bem pitoresca e uma rica história.

Eroildo Moraes (presidente da ASSAMAM), Joana D‘Arc Abraão (pres. do Conselho Gestor Do Circuito Tu´ristico Rural de Amparo) e Valtair Mayer (Vice-presidente do Circuito)

Para evidenciar o tradicional distrito no mapa do turismo friburguense foi criado em 2015, com o apoio da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), SEBRAE/RJ e a Associação de Amigos e Moradores de Amparo (ASSAMAM), o Circuito de Turismo Rural de Amparo. Esse Circuito, que vem atuando em parceira com artesãos, comerciantes e produtores rurais amparenses vem desenvolvendo, além de inúmeras atividades, um calendário repleto de atrações que servem de vitrine para os produtos locais como cachaça, rapadura, geleia, linguiça artesanal, orgânicos, cerâmica, artesanato e até uma cerveja especialíssima produzida com lúpulo colhido no próprio distrito.

Urs e Yvonne Ammann mantêm há 28 anos uma Pousada e um Restaurante ecologicamente corretos

Amparo é verdadeiramente surpreendente! Essa agradável vila, com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes, tem no Alberge Suisse uma oferta de hospedagem de primeiríssima qualidade. Com 12 confortáveis chalés em uma área de 500 mil m2 em meio a mata atlântica exuberante - com direito a lago, majestoso jardim e um Restaurante com nível internacional - o Alberge por si só já é uma grande atração. Além dele, o que não falta são bons motivos para se frequentar esse novo destino turístico friburguense. Caminhadas, passeios de bicicleta ou a cavalo estão entre as opções de lazer. Além disso, um delicioso almoço da roça pode ser saboreado no Restaurante Fogão a Lenha. No Restaurante do Valtai, as receitas têm como ingredientes produtos orgânicos dos sítios da região e no Empório Mió de Bão, considerado um espaço de apoio ao turista, são comercializados os genuínos artigos produzidos no adorável distrito. Gostou? Procure conhecer mais, com certeza você vai se encantar!

O Empório Mió de Bão funciona como um espaço de apoio ao turista e comercializa produtos exclusivos de Amparo


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários