09/11/2017 - 14:41h - Autor: Burburinho

FriCine e Feira da Sociobiodiversidade agitarão Nova Friburgo na próxima semana

FriCine e Feira da Sociobiodiversidade agitarão Nova Friburgo na próxima semana

O FRICINE (Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo) abrirá a sua sexta edição no dia 14 de novembro de 2017, às 19 horas, no Teatro Sânia Cosmelli, com a exibição de “Dedo na Ferida”, o mais recente filme do renomado e diversas vezes premiado diretor Sílvio Tendler, que estará presente. “Dedo na Ferida” acaba de receber o Prêmio de Melhor documentário, pelo Júri Popular, no 19º Festival do Rio.


Nesta edição, o FRICINE traz mais uma vez a Nova Friburgo filmes do Brasil e do mundo inteiro que enfocam a diversidade socioambiental do nosso planeta. O objetivo principal do evento é estimular a sociedade civil a debater possíveis soluções para os sérios desafios que a indiferença frente aos problemas ambientais, o consumo desenfreado, o crescimento desordenado de nossas cidades e a desigualdade econômica e social impõem a todos nós.     

O Fricine 2017 tem como tema a frase shakespeariana “Há mais coisas entre o Céu e a Terra...”. Nessa linha, situa como um dos maiores entraves para a harmonia da sociedade os preconceitos de todo tipo: racismo, machismo, homofobia, preconceitos religiosos e econômicos. Filmes importantes, de ficção, documentários, animação, longas e curtas, enfocarão esses temas dando oportunidade ao público de conhecer produções nacionais e internacionais sobre essas questões.

As exibições dos filmes acontecerão no Teatro Sânia Cosmelli, na Usina Cultural Energisa e em diversas escolas e centros comunitários do município, no período de 14 a 19 de novembro, com entrada gratuita.

A programação do FRICINE 2017 também oferecerá uma mostra de filmes em Realidade Virtual, debates, palestras, entre elas uma com Marcos Ferreira, multipremiado diretor da empresa mobCONTENT, sobre produção audiovisual e inovação tecnológica, e outra, apresentada pela coordenação regional/RJ do Centro de Valorização da Vida - CVV, após a exibição do filme espanhol “Suicídio”, abordando um dos maiores problemas socioambientais da atualidade.

 

Outro grande destaque desta edição ocorrerá no encerramento do festival com a apresentação do monólogo “Marx Baixou em Mim – Uma comédia indignada”, de Howard Zinn (do original Marx in Soho), com tradução de Tereza Briggs-Novaes, dirigida e interpretada por Jitman Vibranovski.  

A programação, totalmente franqueada ao público, será divulgada na internet nos endereços do festival www.fricine.com.br e www.facebook.com/fricine .


Feira da Sociobiodiversidade 


A 11ª Feira da Sociobiodiversidade será realizada em Nova Friburgo de 14 a 18 de novembro (terça-feira a sábado), das 15h às 19h, na Usina Cultural, ocasião em que também estará acontecendo no local o FriCine (Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo), que está em sua sexta edição.




O conceito da sociobiodiversidade, como todos sabem, é amplo, porém os idealizadores, organizadores e expositores, que a cada feira se renovam, compreendem que se trata de bens e/ou serviços que não se utilizam de agroquímicos, respeitam a capacidade de suporte dos agroecossistemas/bioma e está relacionado ao conhecimento tradicional e/ou comunitário dos empreendimentos.


Um dos objetivos da feira é identificar e fomentar a disseminação e comercialização desses produtos da Região Serrana Fluminense, fatores esses que levaram o grupo a decidir realizar essa 11ª edição em mais de um dia, durante um festival que se relaciona com o conceito da feira.


Os expositores se revezarão nos cinco dias, em clima de valorização à nossa sociobiodiversidade, um verdadeiro encontro de saberes e práticas sustentáveis, o que vem fomentando a formação de uma rede, onde são compartilhadas experiências de trabalhos e ações alternativas.


A Feira da Sociobiodiversidade é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com patrocínio da Energisa, e produção da Usina Cultural.

EXPOSITORES: Arzhel Gortais, Cacau Natural, Do quintal geleias, Do grão ao pão, Herbal, Jerimum, Laticínios Amparo, Oficina do Pão, Orgânicos Miller, Pancs, Rima, Essencial, Raimundo Peres, Semente Solar, Sítio Vagalume, Sabóleo, TerrAmada, Ubá e Vale dos Deuses Apicultura.


11ª Feira da Sociobiodiversidade
14 a 18 de novembro de 2017 (terça-feira a sábado)
15h às 19h
Usina Cultural Energisa 
(Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ) 
Contato: feirasociobiodiversidade@gmail.com / (22) 2522-3687 e 2102-2523
Entrada gratuita

ttps://www.facebook.com/feiradasociobiodiversidade/


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários