07/11/2017 - 16:39h - Autor: Ayrton Dias

Euterpe Friburguense - centenária contribuição cultural

Euterpe Friburguense -  centenária contribuição cultural

Com o nome alusivo à deusa-musa grega, patrona da música e das artes, foi fundada em 26 de fevereiro de 1863 a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense. A iniciativa partiu de Samuel Antônio dos Santos, um oficial da marinha portuguesa que durante uma tempestade em alto mar prometeu que fundaria uma banda e ergueria uma capela em louvor a Santo Antônio - a quem era devoto -, caso ele e a tripulação sobrevivessem a um possível naufrágio. A segunda promessa seria cumprida em 13 de junho de 1884, com a inauguração da capela de Santo Antônio, no Suspiro, com recursos obtidos pela diretoria da Euterpe.

Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense oferece qualificação musical profissionalizante a mais de 200 pessoas em atividades para iniciantes, nível intermediário e avançado - No detalhe: Os integrantes em dia de ensaio 

Com quase 155 anos de existência, a Banda é considerada a mais antiga do Brasil em atividade ininterruptas, estando sempre presente aos acontecimentos mais marcantes de Nova Friburgo. Nomes como Juscelino Kubitscheck e Heitor Villa-Lobos, por exemplo, estiveram relacionados ao passado de glórias dessa famosa agremiação. Pela sua relevância para a cultura de Nova Friburgo e de todo do Estado, a Banda foi agraciada pela Alerj em 2007 com a Medalha Tiradentes, em comemoração aos 145 anos de fundação; além de ter sido considerada em 2008 como integrante do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Já em 2010 obteve o reconhecimento como uma Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

Momento de total concentração: a banda já prepara o repertório para os festejos alusivos ao bicentenário de Nova Friburgo, em 2018

Atualmente, sob a batuta do maestro Nelson José da Silva Neto, a Euterpe continua atuando na formação da juventude friburguense oferecendo cursos gratuitos e, principalmente, alta qualificação musical através de atividades profissionalizantes.

Gilberto Pinheiro (Professor da Escola de Música e músico mais antigo da Euterpe em atividade), Maestro Nelson José da Silva Neto( Diretor da Escola de Música) e Sylvio Carestiato( Produtor Cultural e Administrativo)

Serviço:

Endereço: Av Euterpe Friburguense, 53 - Centro - Nova Friburgo - RJ

Telefone: (22) 2521-1085

Site: www.bandaeuterpe.com.br

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários