11/10/2017 - 14:32h - Autor: Ayrton Dias

Treino de arte marcial russa pode ser feito em família

Em Niterói o "Systema" é ensinado de maneira muito especial

Treino de arte marcial russa pode ser feito em família

Antiga Arte Marcial Russa Systema teve sua aplicação restrita aos grupos de combate militares especiais durante o período pós revolução. A cultura de afastamento das antigas tradições imposto pelo regime soviético impediu a sua difusão durante muito tempo, mas com a queda do regime o Systema passou a ser mais conhecido pelo público e, a partir da década de 90, a atividade passou a ser ministrada em Moscou (Rússia) e Toronto (Canadá). 

Renan de Moraes, aluno de Nelson Wagner introdutor do Systema no Brasil   há cerca de 15 anos. vem atuando intensamente na difusão da arte marcial russa 

O Systema apresenta um conjunto de conhecimentos que envolvem aspectos culturais, medicina tradicional, dança e combate na forma de defesa pessoal. O método está pautado em quatro princípios fundamentais: respiração, movimento, relaxamento e postura natural. Segundo Renan de Moraes, que vem atuando na difusão da modalidade no Brasil,“quem assiste uma aula experimental dessa arte marcial logo nos primeiros momentos percebe que está participando de uma experiência diferente de tudo que acredita ser um estereótipo de arte marcial".

Para Renan, quem pratica a arte marcial russa aprende a lidar com a diversidade de situações adaptando-se a elas. As crianças, a partir de 5 anos de idade, têm 50 minutos de aula com os próprios pais em atividades lúdicas que desenvolvem os quatro fundamentos de maneira interativa. Desta forma, atravessar uma floresta, resgatar o companheiro, passar por uma ponte humana, andar de ponta cabeça apoiado em uma parede e realizar cambalhotas e rolamentos estão no programa das crianças que executam exercícios sofisticados e encerram a aula em uma grande roda de bate papo. O modelo pedagógico foi adaptado da escola de Moscou e tem por objetivo o desenvolvimento cognitivo, motor e da autoconfiança. Os benefícios são sentidos pela sensação de bem-estar obtida através da melhoria das condições físicas e mentais, proporcionando o aprimoramento do fluxo respiratório ocasionando um relaxamento natural, livrando a mente e o corpo do praticante de tensões e traumas. 

 Quem assiste uma aula experimental de Systema, logo nos primeiros momentos percebe que está participando de uma experiência diferente de tudo que acredita ser um estereótipo de arte marcial

Systema "País e Filhos” oferece integração de crianças e adultos em atividades de Arte Marcial Russa

 As crianças, a partir de 5 anos de idade, têm 50 minutos de aula com os próprios pais, desenvolvendo atividades lúdicas envolvendo os quatro fundamentos do Systema de maneira interativa. Atravessar uma floresta, resgatar o companheiro, passar por uma ponte humana, andar de ponta cabeça apoiado em uma parede, realizar cambalhotas e rolamentos estão no programa das crianças que executam exercícios sofisticados e encerram a aula em uma grande roda de bate papo.

Após a aula da garotada os pais podem participar, ainda, de uma aula restrita para adultos com exercícios encadeados para o desenvolvimento de habilidades que visam preparar o praticante para as mais diversas situações em defesa pessoal, utilizando-se de armas tradicionais e improvisadas como faca, bastões, correntes, chicotes, espadas entre outras. Como forma de remoção da tensão do corpo, resultado da agitação da vida moderna, os praticantes realizam diferentes tipos de massagem com uso das mãos e de pequenos bastões aliados a respiração cadenciada trazendo grande relaxamento do corpo. 

As aulas da turma Systema Pais e Filhos acontecem aos sábados, às 9h da manhã. A turma de adultos, além dos sábados, tem treinos às segundas e quartas às 21:30h na Academia Marzullo, uma tradicional escola de judô, em Icaraí, Niterói.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários