09/10/2017 - 13:33h - Autor: Isabel Araujo

OUTUBRO ROSA – AS AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA – AS AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2017, o Brasil pode ter tido mais de 55 mil novos casos de câncer de mama. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, perdendo, somente, para o de pele não melanoma. Considerado raro antes dos 35 anos, sua incidência aumenta progressivamente após os 50 anos.


Pela necessidade de conscientização, o AMMA – Associação da Mulher Mastectomizada – anualmente, realiza em Nova Friburgo diversas ações durante o mês de outubro, mundialmente reconhecido como Outubro Rosa, onde outros diversos países trabalham na conscientização da doença ao longo do mês.

O Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer a necessidade e a importância de um diagnóstico precoce. Geralmente, também acontecem eventos para arrecadar fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer, além de incentivar a solidariedade e a ajuda ao próximo.

Em 2017, as ações começaram no dia 1º de outubro. A Amma, em parceria com a Ascof – Associação de Corredores de Nova Friburgo, iniciou a gincana solidária, que aconteceu no Estádio Eduardo Guinle (Friburguense) e arrecadou alimentos não perecíveis para serem doados a instituições de caridade. A mesma gincana tem seu encerramento com entrega de medalhas no dia 22 de outubro, às 9h, no Paissandu.

No dia 28 de outubro, acontece a Caminhada Rosa, tradicional na cidade e também realizada pela Amma. O evento acontece às 8:30h, com largada em frente à Leader Magazine, no Cadima Shopping.

O projeto Casca de Cebola, em prol do Outubro Rosa, intensifica a ação de doação e confecção de perucas. A campanha “Nosso Foco”, que já é sucesso e resgatou a autoestima de diversos pacientes com câncer, consiste na doação de cabelo em salões parceiros do projeto. Os estabelecimentos apostam em descontos e benefícios para quem fizer a doação e ajudar ao próximo.

A Associação Comercial de Nova Friburgo apoia a causa e, para conscientizar o comércio e os consumidores friburguenses, produziu bottons para que lojistas e empresários possam usar e se mostrarem a favor da campanha. A Acianf espera que a ação crie uma corrente de solidariedade e chame a atenção para a necessidade de prevenção e tratamento da doença.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários