13/09/2017 - 07:28h - Autor: Ayrton Dias

Espaço Zanine, um marco para a cultura buziana, comemora 1 ano de existência

Espaço Zanine, um marco para a cultura buziana, comemora 1 ano de existência

Idealizado  para ser inaugurado no ano de 2001, o Espaço só foi inaugurado em 01 de julho de 2016. Esse último projeto do arquiteto José Zanine Caldas - o “Mestre da Madeira”-  foi projetado para ser por si só uma verdadeira obra de arte. O Espaço Cultural de Arte Zanine completou no dia 01 de julho um ano de existência e foi concebido para ser um marco na vida cultural do município de Armação dos Búzios.  O Espaço Zanine se destaca na paisagem pela sua beleza, tendo sido construído em madeira e vidro, dotado de totalmente integrado ao estilo do município. O local vem cumprindo com muita competência o seu papel  de ser um espaço para expositores consagrados se notabilizando também por promover  exposições de artistas ainda em formação, fazendo com que a já famosa produção artística buziana apure ainda mais a sua qualidade.

Luciana Fajardo e Flory Menezes, tendo ao fundo obras do artista plástico Rocha Maia, um dos destaques da exposição de arte naif recentemente realizada no Espaço Zanine - Foto: Êxito Rio

Segundo a Coordenadora de Cultura Monica Werkhauser, o Espaço Zanine visa irradiar cultura através de eventos diversos como exposições temáticas, lançamentos de livros, oficinas, sarais culturais, palestras tornando-se um centro de convivência artística e um ponto de encontro de quem faz e de quem aprecia a cultura. “Inúmeros  artistas de diversas matrizes residentes na cidade, divulgavam seus trabalhos em algumas galerias e ateliês, mas faltava exatamente um espaço público devidamente projetado, equipado e dotado de instalações adequadas para dar sustentabilidade a tamanha produção cultural. Com a criação do Espaço Zanine a cultura buziana, que já está se destacava através do Festival de Cinema e do Festival Gastronômico, ganha um poderoso impulso”.

A Produtora Cultural Luciana Fajardo, que há quatro anos atua na divulgação e valorização da arte buziana, vem se dedicando há 1 ano a “ocupar com qualidade” o Espaço Zanine.  Ela, que transita muito bem no ambiente cultural da cidade,  afirma que Búzios nunca contou com um espaço artístico tão consistente. "Agora temos um local de grande porte que permite com que o artista local ganhe o merecido destaque e as pessoas que estão começando a trabalhar com a arte tenham uma ótima vitrine!"

A renomada artista plástica Flory Menezes , curadora do espaço, enaltece o momento favorável vivido pela cultura buziana. Ela destaca o esforço do poder público que vem viabilizando todo o projeto desde a retomada das obras, que ficaram paralisadas por muitos anos, até uma concorrida inauguração com 50 artistas locais de variadas vertentes. “Em breve vamos atender a um público interessado em fazer arte. Vamos oferecer diversas oficinas nas quais serão vivenciadas as técnicas desses notáveis das artes plásticas do município.” Flory afirma também que importantes exposições só aconteceram em função do desejo e o “apoio real” da administração municipal. Tivemos algumas exposições com variados temas desde Serra e Mar, que reuniu artistas da região, até uma exposição Brasil e Argentina, um evento internacional.  Além disso, em função do Espaço Zanine , o Circuito Arte em Búzios - um projeto que faz com que durante 2 semanas hotéis, pousadas, restaurantes e espaços públicos se tornem espaços artísticos que permitam um entrosamento entre as artes plásticas buzianas e a vida cotidiana da cidade - ganhou um novo impulso em sua segunda edição. Flory informa também que até o final do ano estão previstas outras exposições como Arte na Arquitetura, Academia Brasileira de Belas Artes ,  A Cara de Búzios e , para finalizar o ano, a exposição Presépio nas Artes.


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários