10/08/2020 - 11h18min - Autor: Ayrton Dias

Inverno - Elegância, ócio, aconchego e muito prazer

Inverno - Elegância, ócio, aconchego e muito prazer

Os dias mais frios do ano podem proporcionar inúmeras situações de prazer, basta se permitir! Foto: Lúcio César Modelos: Marcelo Victor e Kaline Kelly (Agência Maison Cler). Ao centro, Marcelo Mayer Local: Restaurante Auberge Suisse - Nova Friburgo

Para quem sofre com crises alérgicas, detesta acordar cedo e/ou tomar banho em dias frios, o inverno não é o melhor período do ano. Para muita gente a estação, que ocorre de 21 de junho a 22 de setembro, só causa transtornos. Essas pessoas geram ondas de extremo mau humor em meio às massas polares, mas ainda bem que boa parte da população associa o período de baixas temperaturas e noites mais longas ao sono reparador, dias luminosos, sol morno e pouquíssima chuva. Repleto de encantos, o inverno ainda promove uma grande motivação para se vestir com mais elegância e se curtir casacos, botas, luvas, lenços e cachecóis, em infinitas possibilidades de combinações e de maneira bem criativa. Ao contrário do verão, em que o bonito é revelar o corpo, na estação mais fria do ano abusa-se do pudor e a sedução acontece em detalhes e sutilezas que estimulam a curiosidade e, principalmente, a imaginação.

Durante o inverno os prazeres são exacerbados potencializando ainda mais as boas coisas da vida. Com o metabolismo em um ritmo mais lento, as pessoas passam a valorizar ainda mais o ócio, o aconchego e, principalmente, os prazeres da boa mesa. Em “modo hibernação” é fundamental, além de estar de bem consigo mesmo, se cercar de pessoas agradáveis e animadas para desfrutar das verdadeiras celebrações gastronômicas. Para “aquecer o corpo” é tacitamente permitido um cardápio de opções mais consistentes em que entram em destaque iguarias mais calóricas que devem ser harmonizadas com vinhos tintos, cervejas mais encorpadas e até incluídos na ritualística do chá. O inverno é uma estação verdadeiramente “gourmet”.

Gilberto Sader, proprietário da Doces Sader: "A praia de Nova Friburgo é o frio! No inverno observo que as pessoas ficam mais felizes e elegantes e isso contribui para o ótimo astral da cidade durante a estação. Em minha loja percebo um significativo aumento no consumo de produtos mais calóricos como queijos de massa amarela, embutidos, doces e, principalmente, chocolates." - Foto: Êxito Rio

É obvio que o aumento da ingestão de calorias exige uma atenção especial com a saúde. Para equilibrar as coisas é importante manter-se em atividade praticando regularmente exercícios físicos que garantem uma maior aceleração do metabolismo e, consequentemente, uma maior queima de tecido adiposo. No período frio as pessoas tendem a se movimentar menos ocasionando uma maior rigidez nas articulações que acabam deixando-as com a sensação de travamento do corpo, o ideal para evitar isso é aproveitar a baixa incidência de chuvas para se exercitar em atividades ao ar livre como corrida, caminhada, ciclismo e escalada. A cesta de ofertas indoor também permite a manutenção de um bom nível de aptidão física oferecendo opções como musculação, yoga (que também pode ser praticada ao ar livre), esportes de combate e até natação - em piscinas aquecidas é claro!

O inverno é o período ideal para a pratica de caminhadas junto a natureza. No detalhe: Travessia Petrópolis-Teresópolis é tida como uma das mais belas do país. - Foto: Êxito Rio

Para quem é reticente a “malhação”, é possível movimentar e aquecer o corpo sem fazer esforço algum através de terapias em que são utilizadas técnicas de massagens que resultam em calor e relaxamento, proporcionando a melhoria da circulação e o alívio das tensões, entre outros benefícios. Curtir uma genuína sauna finlandesa ou um banho turco, também pode ser uma boa pedida! Entretanto, o ideal é manter o corpo em movimento para não ter que, depois do inverno, entrar naquele famigerado “projeto verão”, no qual as pessoas tentam recuperar a forma física a todo custo, cometendo muitos exageros em nome da estética.

Massagens e terapias com pedras vulcânicas resultam em calor e relaxamento - Foto: Êxito Rio

Sozinho ou em boa companhia o importante é se entregar as agradáveis sensações. Curtir uma boa música, um livro interessante ou se deliciar com um filme no conforto do lar em uma noite fria são momentos únicos. Uma animada conversa com pessoas queridas sempre será um ótimo programa. Tudo depende do seu estado de espírito! Idas a lugares charmosos, preferencialmente com lareira, esquentam verdadeiramente o clima! O calor do fogo ajuda na sedução aquecendo não só ao coração como também a alma.  Dançar juntinho ao som de uma música bem romântica, pode fazer parte das preliminares de uma noite de incomensurável prazer!

No inverno não faltam motivos para aproveitar o que a vida oferece de melhor, seja no descanso em noites bem dormidas ou na percepção do sentido exato da palavra aconchego, em um simples abraço. Os dias mais frios do ano podem proporcionar inúmeras situações de prazer, basta se permitir! 

 

Parceiros