21/09/2018 - 09:28h - Autor: Ayrton Dias

Guapiaçu: uma ótima opção para o ecoturismo e turismo rural

Guapiaçu: uma ótima opção para o ecoturismo e turismo rural

O segundo distrito de Cachoeiras de Macacu é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Localizado aos pés da Serra dos Órgãos e situado dentro dos limites da zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, Guapiaçu é belíssimo e muito bem preservado, principalmente em função da Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), uma Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve um importante trabalho de proteção ambiental na região.

Por ser abundantemente abastecido por águas da bacia hidrográfica do rio Macacu, Guapiaçu tornou-se o principal balneário do Município, atraindo sempre muitos turistas e visitantes que desfrutam das águas cristalinas e minerais dos poços dos vários rios da região. Além disso, por ser uma área rural, oferece condições ideais para a prática de cavalgadas. O cicloturismo também é muito praticado em passeios em meio a paisagens exuberantes que também podem ser percorridas pelos amantes das caminhadas.

Guapiaçu com suas águas minerais e cristalinas é o principal balneário de Cachoeiras de Macacu. No detalhe : Tanque Grande- Foto: Êxito Rio

Uma parceria entre a Prefeitura, através da Fundação Macatur, e o Sebrae/RJ vem possibilitando a realização de um importante trabalho na região. Trata-se do projeto Fortalecimento da Experiência Turística no meio rural que, segundo a gestora estadual do Turismo Rural, Tayssa Araujo, visa a criação de um roteiro de Turismo “com foco na vivência do turista através das experiências gastronômicas e interativas dos empreendimentos participantes”. O roteiro está previsto para ser lançado em novembro de 2017 e Tayssa destaca que, em 2018, será dada continuidade à qualificação dos participantes “para que não se perca a qualidade do que é oferecido ao turista”. Ela afirma também que as ações de divulgação através de feiras em outros locais também serão apoiadas pelo Sebrae. Para a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sandra Seara, esse projeto vai ser fundamental para o fomento do turismo rural nessa região cachoeirense. 


Segundo o assessor de turismo da Fundação Macatur, Leonardo Ayres, outra ação importante foi a realização de um estudo de capacidade de carga na Prainha e no Rio Mariquita, duas áreas de banho de Guapiaçu. Esse estudo servirá de base para  uma ação integrada da APA Macacu, Fundação Macatur e Guarda Municipal Ambiental em um trabalho de conscientização e fiscalização para que esses espaços públicos sejam utilizados de maneira sustentável.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários