11/09/2017 - 08:49h - Autor: Redação

Sauna, uma saudável terapia para a mente e corpo

Sauna, uma saudável terapia para a mente e corpo

Criada há mais de 9 mil anos pelos povos nômades finlandeses e popularizada mundialmente pelos turcos, a sauna tem grande importância para a manutenção da saúde e do bem-estar. A utilização dessa verdadeira terapia deve seguir alguns preceitos para a obtenção dos seus benéficos efeitos. A temperatura recomendada para a sauna a vapor é de 40 a 50ºC, sendo ideal ficar entre 40 e 45º C. Para a sauna seca a temperatura deve estar entre 60 a 80ºC, sendo ideal mantê-la em 60ºC. Os efeitos desse tipo de banho permanecem por alguns dias, por isso não é indicado não exceder o número máximo de 3 sessões semanais.

O aumento da temperatura corpórea facilita a eliminação de toxinas através do processo da transpiração, por isso é recomendável um banho morno, para uma completa limpeza dos poros, antes de se iniciar a sauna . A duração de cada sessão deve ser entre 8 a 12 minutos, não sendo bom permanecer por um intervalo de tempo maior. O calor dessa verdadeira terapia acaba desencadeando a queda da pressão que, além da sensação de moleza do corpo, pode até ocasionar desmaios. A sauna é considerada segura para a maioria dos usuários, porém algumas pessoas precisam tomar cuidados extras e até, em alguns casos, evitá-la. Evite a sauna se tiver com algum problema de saúde de alto risco e é sempre bom consultar um médico para saber se não há nenhuma contra-indicação para o seu uso.

No ambiente da sauna deve ser evitada a agitação, o ideal é manter-se tranqüilo e relaxado. Fazer sauna sem uma hidratação adequada, de estômago vazio ou com a saúde debilitada não é recomendável. Após o uso da sauna, uma ducha fria ou um banho de piscina frio podem ser muito prazerosos se você estiver com a saúde em dia. Caso contrário, há risco do choque térmico provocar problemas como a aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldades respiratórias, queda ou elevação da pressão arterial, entre outras complicações. Uma boa recomendação é a de que nos intervalos entre as sessões - antes do banho - seja feito um período de oxigenação ao ar livre. Após a redução da temperatura corporal, sem que haja a sensação de frio, uma ducha ou banho de piscina cai muito bem. Outro detalhe importante: antes de retornar para uma nova sessão é bom descansar por pelo menos 10 minutos para que o corpo se recupere resultando numa diminuição da frequência cardíaca. Nesse intervalo o ideal é  fazer uma boa reidratação.

O número máximo de três sessões por dia de sauna é o suficiente para a obtenção de um bom resultado na manutenção da saúde. Ao término da última sessão, antes de se vestir, um banho morno ajuda a relaxar e contribui para mais uma limpeza dos poros. Para finalizar todo o processo, um leve lanche salgado vai ajudar na reposição do sódio eliminado na sudorese. Quem pratica atividade física regularmente tem na sauna um excelente aliado para a recuperação muscular, pois os resíduos tóxicos acumulados durante os treinamentos são metabolizado mais rapidamente em função do calor.

 

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