19/05/2017 - 11:13h - Autor: Ayrton Dias

Duas Barras - Martinho da Vila, o famoso Bacalhau e a Cachoeira do Tadeu

Duas Barras - Martinho da Vila, o famoso Bacalhau e a Cachoeira do Tadeu

Um dos mais importantes atrativos turísticos de Duas Barras surgiu de uma maneira muito curiosa. Os bibarrenses contam que um italiano chegou ao município em 1969 e, com saudade do seu prato preferido, solicitou ao já falecido comerciante Everardo do Valle Moreira que preparasse uma receita a base de bacalhau. Para atender a esse pedido Everardo foi a cidade do Rio de Janeiro especialmente para adquirir a iguaria, que foi servida frita com salada. O cliente ficou muito satisfeito e, a partir daquele instante, o Bacalhau a Duas Barras ou Bacalhau A la Everardo passou a fazer parte do cardápio do estabelecimento e a atrair um público cada vez maior, não só da região como também de todo o estado.

O município mantém várias tradições das cidades de interior. O passeio na praça é uma delas - Foto: Êxito Rio

Com o sucesso obtido, o restaurante do “Seu” Everardo passou a se chamar Rei do Bacalhau, tornando-se a principal atração do pacato município. Certo dia, em visita ao Restaurante, o cantor e compositor Martinho da Vila, provou a “receita original” e não só se deliciou com o bacalhau da sua cidade natal como também contribuiu para que ele alcançasse notoriedade em âmbito nacional. O que se conta, é que a sugestão do artista de fazer o peixe grelhado, em vez de frito, deu origem ao “Bacalhau a Martinho da Vila”. Satisfeito com a homenagem, Martinho, no samba de sua autoria "Meu Off Rio" fez a seguinte menção como forma de agradecimento: "É um lugar especial, para quem é sentimental e aprecia um gostoso Bacalhau..."! A música obteve muito sucesso e acabou eternizando o saboroso bacalhau de Duas Barras.

O Restaurante Moinhos, localizado no centro da cidade, além do famoso bacalhau oferece um ótimo espaço para o encontro de amigos de várias idade - Foto: Êxito Rio

Atualmente não existe o Rei do Bacalhau, mas turistas e visitantes ainda podem desfrutar de variadas receitas nos estabelecimentos da cidade. O Restaurante Moinhos, localizado no centro do município, é um bom exemplo de um estabelecimento que se mantêm fiel a tradição de produzir saborosas receitas do inigualável Bacalhau de Duas Barras.

 Cachoeira do Tadeu

Há 10 anos, percebendo a grande movimentação de turistas e visitantes na cidade, o empresário Tadeu Lutterbach Pinto investiu na criação de um espaço de lazer em sua fazenda. A iniciativa de sucesso atraiu também a atenção de Martinho da Vila que se encantou com o lugar e passou a chamá-lo de “Queda do Tadeu” em vez de, como era conhecido na época, Cachoeira Pedra Branca. Mais uma vez a citação de um atrativo local na música que fez em homenagem a Duas Barras (Meu Off Rio) tornou-o famoso nacionalmente:  “Tomo cachaça com os amigos. Lá em Cachoeira Alta .E na Queda do Tadeu, churrasco ao lago.”

A Cachoeira do Tadeu é um dos grandes atrativos turísticos da cidade - Foto: Êxito Rio

O prestígio do artista bibarrense iria contribuir novamente para o turismo da cidade. Embalado pelo sucesso da música, Tadeu transformou a antiga Pedra Branca na Cachoeira do Tadeu, um empreendimento que conta com a exuberância da natureza e uma grande quantidade de opções de lazer. Pra começar, um refrescante banho de cachoeira, é claro. A pescaria é outra atividade muito praticada em sistema de pesque e pague nos dois açudes da fazenda. Para a recreação em grupo pode-se alugar o campo de futebol soçaite, ou jogar animadas partidas de vôlei ou futevôlei na quadra de areia. Para quem aprecia manobras radicais, a pista de motocross é tudo de bom.

A pista de motocross privativa é uma das atrações da Cachoeira do Tadeu - Foto: Êxito Rio

Logicamente, a fome e a sede acabam pintando. Para saciar o apetite dos frequentadores do seu espaço, Tadeu dispõe serviço de bar com fartas porções de peixes frescos, bolinhos de bacalhau, carne, linguiça, batatas e salgados em geral fritos na hora. Para quem não quer ir embora, o empresário oferece área de camping com estrutura de banheiros e chuveiros e, quando previamente agendados, banhos de sauna. Outra boa opção é o churrasco que pode ser feito no local, contanto que a bebida seja comprada no bar do estabelecimento que oferece cervejas, refrigerantes e bons rótulos de cachaças especiais.

O local oferece condições ideais para a prática de pescaria em sistema pesque e pague - Foto: Êxito Rio


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários