27/03/2017 - 08:09h - Autor: Attila Mattos

A APOSENTADORIA DE FRANCISCO

ZOONOSES: DOENÇAS DOS ANIMAIS TRANSMISSÍVEIS AO HOMEM

 A APOSENTADORIA DE FRANCISCO

 Francisco observava admirado o prazer que seu pai, Agostinho, tinha em tomar banho de água muito fria. Francisco acordava às 5h da manhã para tomar sauna com seu pai e, depois da sauna, a ducha de água gelada. Assim, Francisco se acostumou durante toda sua infância em Niterói a esse prazer matutino. Na adolescência, movido pela preocupação que Francisco dava ao seu pai por dormir na Praça Getúlio Vargas, depois das festas do Chopp e outras em Friburgo, Agostinho comprou um apartamento no Condomínio Roseiral para albergar seu filho e a ele próprio nas visitas a nossa cidade, visto que tanto ele quanto seu filho tornaram-se apaixonados pela cidade serrana. 

Em Friburgo sempre existiu o hábito da sauna muito mais do que nas cidades costeiras certamente devido as temperaturas mais baixas e pela cultura europeia que aqui é maior.  Para curtir a sauna na serra, Agostinho comprou um título do Country Club e daí a paixão de Francisco pela cidade foi se acentuando. Francisco estudou e trabalhou em Niterói sempre pensando em morar em Friburgo e, assim que cumpriu seus anos de trabalho, realizou seu sonho. Aposentado e íntimo da cidade, Francisco comprou uma casa em Mury e dedicou-se com sua esposa a explorar os meandros de Nova Friburgo. Começou pela gastronomia de seu bairro: truta, comida alemã, churrascaria e outros. Depois descobriu o Cônego, seus restaurantes e pontos pitorescos. Passou a revisitar pontos turísticos: o Country, Jardim do Nêgo, Queijaria Suíça, Cão sentado, o Teleférico, os banhos de cachoeira em Macaé de Cima, Lumiar, São Pedro da Serra, Encontro dos Rios, a Floricultura de Vargem Alta, Cavalgadas em Benfica, o Circuito Tere-Fri, o Pico da Caledônia e inúmeros outros locais interessantes e imperdíveis de nosso município. Partiu então a se envolver com a sociedade local e com o comércio. Fez amigos, encontrou suas tribos e definiu lojas para suas compras. Em um ano já estava totalmente integrado a comunidade friburguense; ajudava o Abrigo Amor a Jesus, a Casa dos Pobres, o GPH, associou-se ao Rotary, participava de uma casa espírita, fazia yoga, academia, curso de inglês e música. Em pouco tempo parecia que era nascido em nossa cidade. 

      Um dia quando saía da drogaria de que era freguês ouviu um berro e uma dor na perna. Ele havia pisado num cão que dormia na calçada e este instintivamente mordeu sua perna. Com grande dor, encaminhou-se ao hospital onde recebeu o tratamento básico. Foi para casa e nos meses seguintes a condição da perna piorou muitíssimo levando quase a amputação. O sofrimento foi imenso e por fim ficou com sequela de manqueira. O fato é que alguma bactéria da boca do cão contaminou a perna de Francisco levando a uma infecção terrível. É bom que se saiba que o cão tem o gonococus (bactéria da gonorreia) normalmente em sua genitália e ele lambe seus órgãos genitais, portanto, pode ter o germe em sua saliva. É incrível que se veja gente deixando o cão lamber seu rosto. Isso se deve a ignorância que se tem sobre as zoonoses. Outro fato tenebroso é a irresponsabilidade do poder público em deixar que animais andem soltos pelas ruas. Talvez tenha sido a bactéria da gonorreia que infectou a perna de Francisco que vivia tão feliz por ter conseguido sair do grande centro urbano para ter uma qualidade de vida melhor numa cidade do interior. 

   Fatos semelhantes a estes ocorrem em inúmeras cidades de nosso país. Ainda encontro Francisco caminhando com dificuldade nas ruas de nossa cidade e sinto vergonha de viver num país onde a corrupção e desonestidade promovam fatos como o de Francisco e muitos outros. Portanto, amigos, é preciso cobrar dos políticos e administradores públicos para que cumpram devidamente as funções para as quais são empossados principalmente porque são remunerados por nós que pagamos seus salários através dos impostos. 

    ENFIM CAROS LEITORES, É PRECISO AMAR OS ANIMAIS COM RESPONSABILIDADE!   

 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários