11/09/2017 - 08:41h - Autor: Ayrton Dias

Turismo Serra & Mar

A diversidade como principal atrativo

Turismo Serra & Mar

O estado do Rio de Janeiro é rico em atrativos turísticos, a começar pela capital! Eleita como um dos destinos mais bonitos do mundo e a “porta de entrada” do turismo brasileiro, a “cidade maravilhosa’ é uma atração internacional. Além disso, o entorno desse representativo cartão postal do turismo brasileiro é muito rico. A Costa do Sol e a Região Serrana oferecem um cenário rico em diversidade e repletos de bons motivos para se praticar um turismo em altíssimo nível. 

Tanto mar, tanto mar 

A Costa do Sol, usualmente conhecida como Região dos Lagos engloba os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. A Região conta com inúmeras lagoas e praias belíssimas, desde as de enseadas, com águas calmas, às de mar aberto, compondo um litoral propício à prática de esportes náuticos em geral. 

As praias de Azeda e Azedinha, em Armação dos Búzios, atraem muitos turistas e visitantes ao balneário de fama internacional - Foto: Êxito Rio


O turismo é responsável por uma grande parcela do PIB da Região que, principalmente durante o verão, recebe um enorme fluxo de pessoas. Para garantir o acesso dos turistas e visitantes, a Via Lagos é a principal via terrestre e a Costa do Sol conta ainda com dois aeroportos: o internacional de Cabo Frio e outro para aeronaves de pequeno porte localizado em Búzios. 

O município de Rio das Ostras é rico em atrativos naturais, culturais e esportivos. A natação é muito praticada em suas prais de águas calmas- Foto: Êxito Rio


A Região vem se desenvolvendo e aperfeiçoando a capacidade de atender a um público cada vez mais exigente! Além das inúmeras praias, a gastronomia da região também passou a ser um grande atrativo. Com seus restaurantes, que vão dos mais simples - que se especializaram em servir peixes e frutos do mar - aos mais requintados com qualidade internacional, a baixada litorânea passou a atrair também a atenção dos apreciadores da boa mesa. Além disso, a vida noturna é muito movimentada e as suas várias boates e danceterias estão sempre lotadas de pessoas jovens e bonitas num clima de muita “azaração”.

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio é o maior do interior do estado e vem ajudando a dinamizar a economia da Costa do Sol - Foto: Êxito Rio


Subindo a serra a caminho do céu

O ecoturismo é muito concorrido na Região Serrana. A travessia Petrópolis-Teresópolis é considerada uma das belas do país. Foto: Êxito Rio


O clima ameno e a tranquilidade das serras, associados à hospitalidade e a famosa gastronomia, sempre foram muito atraentes. Desde a época de Dom Pedro II, a serra sempre foi uma ótima opção para quem quer fugir do calor durante o verão. Por esse motivo foi criado o município de Petrópolis, um local que era muito frequentado pela família imperial. A serra sempre foi muito apreciada por cariocas que até hoje mantêm casas de veraneio na região. 

O Teleférico é uma das atrações de Nova Friburgo- Foto: Regina Lo-Bianco


Desde os tempos de muito “glamour”, que estão devidamente registrados na história, a Região Serrana sempre manteve a tradição hospitaleira até os dias atuais. Na serra, cria-se um ambiente muito diverso do encontrado no litoral. À noite pode-se até dormir fazendo uso do cobertor e em alguns casos, sem exagero, até curtir uma lareira degustando-se um bom vinho. Isso em pleno verão. A estação mais quente do ano pode proporcionar prazeres diversos na serra e no mar e o que não faltam são opções de diversão, lazer e entretenimento! 

Estrada Serramar, um verdadeiro eixo turístico 

A RJ-142 tem 61 quilômetros de extensão e é conhecida como Estrada Serramar. Ela faz a ligação entre os municípios de Nova Friburgo e Casimiro de Abreu. Dividida em dois trechos, sendo o primeiro de 26 quilômetros (Mury-Lumiar) e o segundo trecho, com 35 quilômetros de extensão( Lumiar-Casimiro de Abreu) leva a BR 101, reduzindo em mais de 100 quilômetros a distância entre Nova Friburgo e os principais destinos da Costa do Sol.

A belíssima estrada Serramar integra a Região Serrna a Costa do Sol - Foto Regina Lo-Bianco


Por ser muito sinuosa e sem acostamento, requer atenção redobrada por parte do condutor do veículo, principalmente à noite. Foi Inicialmente projetada para ser uma estrada-parque, mas infelizmente a ideia não foi concretizada, fazendo com que os veículos de passeio tenham que trafegar juntamente com ônibus e caminhões. Em boa parte da estrada os celulares não captam sinal e há falta de telefones públicos e de um pronto atendimento em caso de sinistro. Fora isso, a estrada é belíssima e vale o passeio pela região que é cercada de muito verde, montanhas e rios de águas cristalinas.

Representantes de vários municípios participaram de várias reuniões para a criação do Roteiro Rio Serramar - Foto: Êxito Rio


Localizada entre as Regiões da Costa do Sol e Serra Verde Imperial, a RJ-142 vem se tornando um verdadeiro eixo-turístico. O SEBRAE/RJ, através do “Rio Serra Mar”, pretende fortalecer o setor produtivo do turismo divulgando, por meio de um roteiro promocional, o entorno da Estrada Serramar e Região Metropolitana do Estado do Rio. Estão envolvidos no projeto os municípios de Niterói, Casimiro de Abreu, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários