22/07/2019 - 08h07min - Autor: Chico Vellozo

Educação: problema ou solução?

Educação: problema ou solução?

Estamos deixando de entender que fazemos parte de um amplo contexto que deveria ter como propósito o “bem comum”, ou seja, não deveríamos fazer com os outros, o que não gostaríamos que fizessem conosco

A família, a instituição de ensino e a sociedade são pilares estruturais que dão suporte a educação. Educar - que é fundamental à formação do cidadão - é um processo dinâmico, extremamente complexo e constante que pode determinar o futuro de uma nação. Nosso país é um bom exemplo disso, pois vivenciamos os maus resultados de um trágico circulo vicioso que desvirtuou a sociedade. No Brasil poucas pessoas sabem o que é moral e tampouco o que é ética. Isso é muito grave! Estamos convivendo com uma verdadeira crise social em função da falta de princípios e não vamos culpar os políticos por isso. É bom lembrar que eles foram democraticamente eleitos e, apenas, representam os anseios de um povo.

Estamos deixando de entender que fazemos parte de um amplo contexto que deveria ter como propósito o “bem comum”, ou seja, não deveríamos fazer com os outros, o que não gostaríamos que fizessem conosco. Levar  a sério a ética social é um bom começo. Precisamos de uma sociedade atenta ao que realmente é o bem comum. Não podemos cobrar sem dar o exemplo, a política brasileira retrata muito bem a falta de interesse pela moralidade que tem em “levar vantagem em tudo” a sua expressão máxima.

Como pode ser corrigida uma distorção comportamental que leva o país ao fundo do poço? Quais são as referências para nortear positivamente os passos da nova geração de brasileiros que se depara com a maior crise política e econômica da história? Não sei como responder a essas questões, mas com certeza a educação não é um problema. Jamais podemos hesitar na resposta: ela é a solução!

Parceiros