22/07/2019 - 09h43min - Autor: Ayrton Dias

O Legado do “Seu Antônio”

O Legado do “Seu Antônio”

Fernando Alves e Andréa Pires (filho e nora), são os responsáveis pela atual administração do Restaurante Seu Antônio. (Foto Êxito Rio)

O  freguês mais assíduo do Restaurante Seu Antônio é o português Antônio de Azevedo Alvesl! Oriundo da região de Trás-os-Montes, “Seu Antônio” deixou a santa terrinha em 1958, juntamente com outros portugueses. Seu primeiro emprego em solo brasileiro foi em um botequim no centro do Rio de Janeiro, onde trabalhou por um bom tempo. Nesse emprego conseguiu obter conhecimento e, principalmente, dinheiro suficiente para abrir o seu primeiro negócio: a Lanchonete Ibéria, em Niterói. Foi na antiga capital fluminense que começou a sua trajetória de sucesso, adquirindo vários estabelecimentos comerciais e tornando-se um próspero empresário no ramo de bares e lanchonetes.

O Restaurante se tornou tão famoso que, em função do grande número de pessoas que aguardavam vagar uma mesa no estabelecimento, foi criado o Bar da Fila, um outro empreendimento que se transformou em mais um caso de sucesso do comerciante português - Foto: Êxito Rio

Seu Antônio sempre foi um homem muito determinado e essa característica foi fundamental para que superasse um dos momentos mais delicados da sua vida. Após ter sido vítima de um violento assalto, que o deixou à beira da morte, ele saiu do hospital com a certeza de que deveria buscar uma alternativa para garantir a segurança e o bem-estar de todos da sua família. Essa decisão fez com que, após se desfazer dos seus comércios no centro da cidade, mudasse para o bairro do Cafubá na Região Oceânica de Niterói. Ali, Seu Antônio abriu uma pequena quitanda e, no mesmo imóvel, uma pensão muito simples que funcionava na parte dos fundos, onde servia refeições para operários da construção civil. Naquele momento estava tendo início uma trajetória que o levou a se tornar proprietário de um dos mais tradicionais redutos gastronômicos de Niterói: o Restaurante Seu Antônio. O curioso é que o Restaurante se tornou tão famoso que, em função do grande número de pessoas que aguardavam vagar uma mesa no estabelecimento, foi criado o Bar da Fila, um outro empreendimento que se transformou em mais um caso de sucesso do comerciante português.


Atualmente, o estabelecimento, que tem 31 anos de existência, é administrado por dois filhos, nora, dois primos, dois netos e quatro sobrinhos do Seu Antônio que cumprem, com muito orgulho, a missão de continuar servindo, com a mesma cordialidade em um ambiente extremamente agradável e sempre acolhedor, pratos fartos e saborosos. Enquanto isso ele, que conquistou não só o paladar, como também a alma dos brasileiros, tem frequentando o seu Restaurante apenas como cliente e aproveitado para curtir intensamente a sua vitoriosa vida!

Parceiros