04/08/2020 - 08h57min - Autor: Chico Vellozo

Sucesso e fama

Você gostaria de ser uma celebridade?

Sucesso e fama

É bom não confundir fama com sucesso! A fama não vem, necessariamente, junto com o sucesso e o sucesso, por sua vez, pode ser justamente o oposto da fama

Um conjunto de estudos realizados nos anos 1960/70 pelo psicólogo Walter Mischel, professor de Stanford, tinha por objetivo perceber uma importante capacidade em um grupo de crianças. Na prática a experiência consistia em oferecer a elas a escolha entre comer uma pequena porção de marshmallow (ou outro doce) imediatamente, ou aguardar por uma recompensa muito maior caso esperassem por aproximadamente 15 minutos. Durante esses 15 minutos o colaborador abandonava a sala e a criança era filmada sem saber. Algumas crianças lutavam intensamente contra a sua vontade de consumir a guloseima tentando não olhar para os doces. Umas chegavam a espernear, contorcer-se, enfim faziam de tudo para evitar cair em tentação. Muitas delas sucumbiam e não resistiam e comiam o marshmallow, não aguardando por uma gratificação maior.

Participaram desse estudo cerca de 600 crianças e uma pequena minoria comeu logo as guloseimas, mas um terço delas conseguiu aguardar a gratificação. As mesmas crianças do teste, anos mais tarde, já pessoas adultas, pós um longo acompanhamento evidenciaram que existia uma correlação entre a capacidade de adiar a gratificação imediata e o seu sucesso.

Naqueles indivíduos que em criança tiveram a capacidade de controlar-se e aguardaram pela recompensa maior foi verificada uma tendência para se saírem melhor na vida, tiveram boas notas ao longo da vida acadêmica e eram mais competentes em suas profissões. 

Em síntese, conhecido como o êxito em alguma coisa,  resultado feliz em algo ou a  chegada ao fim de uma empreitada, o sucesso depende de um conjunto de fatores, notadamente o autocontrole. Essa valência emocional é de importância preponderante para quem deseja  “chegar lá”. O talento para alguma atividade, atributos físicos e... sorte, sem dúvida, contribuem muito para a obtenção do sucesso, entretanto o que faz a diferença é a capacidade de manter-se o foco em um determinado objetivo e resistir as tentações. 

Pessoas de sucesso têm em comum o direcionamento das suas vidas para realização de projetos, abrindo mão até de momentos de lazer. Aquelas pessoas que deixam, em alguns momentos da vida, de sair com os amigos para se dedicar a um determinado propósito, acabam avançando muito mais do que quem “perde o foco”.

É bom não confundir fama com sucesso! A fama não vem, necessariamente junto com o sucesso, e o sucesso, por sua vez, pode ser justamente o oposto da fama. Isso significa que, uma pessoa que obtém sucesso (êxito) profissional ou pessoal talvez não seja uma pessoa famosa (notável, reconhecida como celebridade), pois o sucesso tem muito mais a ver com a realização e valorização do talento do indivíduo do que com o seu reconhecimento perante o público. A fama pode ser até ruim, principalmente quando é obtida por algum aspecto negativo. O sucesso é sempre o reconhecimento de alguma coisa bem feita! Algumas pessoas fazem da fama sua profissão e tentam se manter na mídia a qualquer custo. O curioso é que muitas “celebridades”, trabalham duro para se tornar conhecida e depois passam a usar óculos escuros par não serem conhecidas. Enfim...sucesso pra você!



Parceiros