08/02/2018 - 08:48h - Autor: Ayrton Dias

Moral na sociedade

Moral na sociedade

Várias operações da polícia federal estão em andamento e o judiciário tem trabalhado como nunca para punir corruptos e corruptores. O momento é de grande expectativa em relação ao desfecho disso tudo. Os culpados serão realmente punidos? Como cidadãos brasileiros, precisamos acreditar que estamos deixando para trás uma era de desmandos e corrupção. Já chegou a hora do país seguir outro rumo priorizando os valores morais, pois para que haja ética é necessário a existência de bons princípios. 

Uma importante reflexão deve ser feita: Será que as pessoas que cometem os “maus feitos” sabem realmente o que estão fazendo? A impressão que se tem é que houve uma deturpação em preceitos educacionais básicos na formação delas. Não é possível que políticos e empresários envolvidos em “maracutais” saibam o que realmente estão fazendo, pois quando são flagradas em suas ações danosas para a sociedade demonstram uma inocência infantil. Será que não percebem que estão matando crianças de fome e gerando o caos nas áreas da saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e infra-estrutura... Será que essas mentes doentias não percebem que estão praticando o ilícito e, simplesmente, “quebrando” o país?

Vamos então tentar esclarecer o significado de palavras que, em sua essência, deveriam ser parte integrante da conduta de todos nós: sucintamente, podemos considerar que a moral é o aperfeiçoamento da conduta social, o entendimento do certo e errado e a distinção do que é bom do mau. Enfim, um conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano que orientam o comportamento humano em uma sociedade, norteando, dessa forma, ações e julgamentos. A ética, de maneira bem simplista, pode ser entendida como uma conduta pautada em regras morais que orientam relações sociais para que não haja prejuízos a terceiros. Para se ter uma boa conduta ética é necessário o conhecimento de valores morais. Precisamos, todos nós, pautarmos nossas ações mediante esses importantes preceitos, e o bom exemplo de cada um, pode ser uma referência para todos!

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários