06/08/2018 - 09:46h - Autor: Ayrton Dias

Projeto inverno

Sua saúde agradece

Projeto inverno

O frio chega, a vontade de fazer exercícios some e a tentação de dormir mais e consumir calorias em excesso, transforma o inverno na ”estação da preguiça”. Para desfrutar desses apelos sem culpa no período mais frio do ano é importante que, literalmente, se “equilibre a balança”. A prática regular de atividades físicas, além de espantar o mau humor permite uma melhor relação consumo/gasto calórico favorecendo a boa estética corporal e também proporciona uma saúde melhor.

Quem não se cuida no inverno acaba tendo de compensar esse período de “hibernação” durante os meses seguintes com exercícios mais intensos e/ou dietas restritivas. É importante saber que esse período do ano é ideal para aprimorar o condicionamento físico! Além disso, o treino durante o inverno traz ótimos resultados para o emagrecimento, pelo fato de se queimar mais calorias na manutenção do corpo aquecido, o que aumenta o gasto de energia. Então, o segredo é utilizar essa “vantagem” para potencializar os efeitos dos exercícios aliando a eles, se possível, uma dieta equilibrada resultando numa significativa redução de gordura. Pode-se também investir no ganho de massa muscular, já que o clima ajuda em vários aspectos. Por exemplo, o fato de se manter no inverno uma dieta mais substancial, contribui para aumentar a possibilidade de um maior ganho no trabalho de hipertrofia. Além disso, após um aquecimento bem feito, a disposição para treinar aumenta bastante no frio, o que faz com que o praticante se exercite de maneira mais intensa.

Atividades aquáticas em piscinas aquecidas são  ótimas  opções para o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória durante a estação mais fria do ano – Foto: Êxito Rio

Para quem é acometido de mau humor crônico durante o inverno, o treinamento físico pode ser muito importante para liberar no organismo a endorfina! Essa substância natural, que é produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física, regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer. Considerada um analgésico natural, a endorfina atua reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões, sendo até recomendada no tratamento de depressões leves. Por isso, algumas pessoas são “viciadas” em exercícios físicos em função da sensação de puro êxtase causada por eles, Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação, já outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após a atividade.

O Educador Físico Cassiano Emmerich tem observado um aumento no número de praticantes de atividades físicas durante o inverno- Foto: Êxito Rio

É importante saber que para a obtenção de resultados plenos, sem riscos a saúde, é necessária a orientação de profissionais especializados. Os exames médicos são imprescindíveis, assim como o acompanhamento de educadores físicos durante o treinamento e de fisioterapeutas em caso de lesões. Pense nisso: Manter a mente e corpo saudáveis deve ser um hábito em todas as estações do ano!

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