21/08/2020 - 07h57min - Autor: Ayrton Dias

Vigorexia: Muita gente tem e não sabe

Vigorexia: Muita gente tem e não sabe

O principal sintoma da vigorexia é uma insatisfação com o próprio corpo!

A vigorexia é uma patologia psicológica, caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo e que afeta predominantemente  pessoas do sexo masculino. A prática exaustiva de exercícios físicos pode ser um sintoma importante dessa doença que, em alguns casos, é confundida com estilo de vida.

O principal sintoma da vigorexia é uma insatisfação com o próprio corpo! Mesmo estando em ótima forma, o indivíduo continua achando-se muito fraco e se exercita compulsivamente, o que ocasiona uma série de outros sintomas como dores musculares intensas, cansaço crônico e, em função dos treinos extenuantes sem o devido tempo de recuperação, insônia, irritabilidade, depressão e também anorexia, pois dietas muito restritivas podem levar a esse quadro. Além disso, observa-se o  aumento da freqüência cardíaca em repouso, a falta de apetite sexual e um permanente sentimento de inferioridade.  As pessoas acometidas pela doença, que é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) precisam de tratamento especializado.

Nem todo sujeito que sofre de vigorexia sabe que tem o transtorno. Veja se você se encaixa em algum destes perfis. Eles dão pistas sobre os portadores da síndrome.

Malhador incansável
O vigoréxico é visto todo santo dia na academia. Aos domingos e feriados, quando ela está fechada, faz barras e flexões no parque ou treina com halteres em casa. Mesmo lesionado, não deixa de puxar ferro. A carga de exercícios costuma ser exagerada.

Malhador solitário
Um efeito do distúrbio é o isolamento social. Muitos vigoréxicos rompem o namoro e se afastam dos amigos ao perceber que as relações podem atrapalhar a rotina de treinos. Quando deixam de ir à academia por alguma razão, ficam deprimidos.

Malhador bombado
O vigoréxico consome um arsenal de suplementos e pode até recorrer aos anabolizantes proibidos. Mesmo quando nota que as substâncias estão causando problemas físicos, segue em frente: o pavor de perder as medidas fala mais alto.

Malhador endividado
A obsessão leva muitos vigoréxicos a gastar o que não têm para sustentar o corpo sarado. O orçamento do mês é comprometido com pagamento da academia, personal trainer, alimentos "saudáveis" e suplementos.

Malhador obcecado
O vigoréxico nunca está satisfeito com seu corpo. Olha no espelho após cada repetição de exercícios para avaliar se os músculos incharam e sobe na balança várias vezes por dia para conferir se perdeu peso.

Atenção 

Se você treina pesado todos os dias, segue rigorosamente uma dieta de crescimento muscular, toma um monte de suplementos e ainda assim fica deprimido quando se olha no espelho achando que não está tão sarado quanto poderia. Então, cuidado! O problema pode não estar no corpo, mas na sua cabeça. Dependendo da sua ânsia de construir um físico avantajado, você corre o risco de ser uma vítima da vigorexia, distúrbio que afeta aos malhadores compulsivos


Parceiros