22/07/2020 - 08h39min - Autor: Ayrton Dias

Hotel Bucsky:Tradição em hospitalidade

Hotel Bucsky:Tradição em hospitalidade

O famoso Restaurante da família Bucsky em São Paulo

No início do século XX, um famoso restaurante, em frente a ópera de Budapeste na Hungria , foi o ponto de partida para a saga da família Bucsky no Brasil. Peter Károly Bucsky estava insatisfeito com os rumos que  a política vinha tomando na Hungria e,  em 1926, chegava a São Paulo juntamente com seus três filhos: Carlos ,  Stephan e José .

O recomeço foi difícil, mas com muito esforço e superação conseguiram abrir um restaurante húngaro que fez enorme sucesso na capital paulista. Além da tradicional culinária, as apresentações de conjuntos de violonistas húngaros tocando a alegre música de seu país atraia um grande público. Como o restaurante ficava em área residencial e a música  soava até o sol nascer , a vizinhança , incomodada , começou a reclamar ...

Na década de 1930, o Rio de Janeiro estava no auge da moda! A Rua do Rosário foi o endereço escolhido para um novo recomeço. Nela foi inaugurado o Restaurante Bucsky, que servia pratos da culinária húngara e alemã . A casa vivia lotada e com fila na porta! O imóvel pertencia a friburguense Vitalina Neves. Vindo a Nova Friburgo renovar o contrato, José conseguiu fechar negócio por mais dois anos por um valor abaixo do esperado.Encantado pela cidade, e com dinheiro no bolso, ele resolveu comprar um sítio , em Mury.

      Chegando ao Rio contou aos irmãos que adquirira um hotel em Nova Friburgo , e mostrou os documentos da compra do Sítio Santa Helena . Depois ele explicou  que  no papel estava o terreno  e, na cabeça dele, o hotel . Em 19 de dezembro de 1940 o Hotel Bucsky abriu suas portas aos muitos estrangeiros que na época subiam a serra  a procura do bom clima das montanhas! Na década de 50 , o Rio de Janeiro foi crescendo , muitos bairros novos foram aparecendo , como a Orla de Copacabana , posteriormente Ipanema , e o movimento do restaurante no cenrtro da cidade foi diminuindo. . Ao mesmo tempo , aumentava a subida de turistas à Nova Friburgo .

Com a morte dos irmãos, José compra das viúvas as cotas restantes do hotel. A partir daí , passa a administrar o negócio juntamente com seus filhos e inauguraram um grande centro de convenções, o que era considerado uma loucura , pois os congressos eram sempre feitos na capital. Mas, com muito trabalho de vendas , os eventos começaram a ser trazidos para Nova Friburgo. Em função disso, o Hotel Bucsky é ampliado e eles adquirem também o Hotel Vale do Luar , anexo ao Hotel Bucsky. Nos anos 90 Pedro e Paulo separam as empresas , Pedro passa a administrar o Hotel  com seus filhos e Paulo assume o Hotel Vale do Luar.

       

 Atualmente o hotel é administrado pela quarta geração da família Bucsky. Juntos eles são responsáveis por um verdadeiro patrimônio histórico. Em breve, o Hotel Bucsky completará 80 anos de existência e sua história está diretamente relacionada ao desenvolvimento do próprio município de nova Friburgo. Inúmeras figuras ilustres como artistas, celebridades e políticos importantes já desfrutaram e continuam a desfrutar da tradicional hospitalidade da família Bucsky.

Uma verdadeira atração turística

Nova Friburgo conta com uma  rede hoteleira de médio porte, que já foi a segunda maior do estado, ficando atrás apenas da capital. Além da excelente localização o Hotel se destaca pelo seu estilo arquitetônico (enxaimel) e pela sua oferta de bons serviços:

      O  Hotel Bucsky tem 70 apartamentos , sendo 16 standards  , 43 superiores , 07 conjugados , 05 suites  e 01 suíte presidencial . Tem 3 centros de convenções , com capacidade para 300 pessoas cada um , estacionamento , e grande área de lazer externa como : piscinas , sauna a vapor , campo de futebol society , quadra polivalente de esportes , quadra de tenis de lisonda , mini golf com 10 pistas , e grande Play Ground para as crianças .

        Com uma proposta diversificada, trabalha com eventos nos dias úteis , e com turistas de lazer nos fins de semana , feriados , férias , etc , com programações interessantíssimas , tais como : Festa Alemã com banda típica e concurso de chopp a metro , Festival de Queijos e Vinhos , Noite Italiana e Noite Húngara  (como não poderia deixar de ser) ,   Festivais Gastronômicos , bailes , recreação infantil e adulta . 

Parceiros