06/10/2020 - 08h43min - Autor: Ayrton Dias

São Pedro da Serra e Lumiar: A magia das vilas

São Pedro da Serra e Lumiar: A magia das vilas

O Encontro dos Rios, com seu cenário estonteante, é um bom exemplo do que pode ser visto na região. Locais como a Toca da Onça, Cachoeira Indiana Jones, Poço Belo e Pedra Riscada também oferecem boas opções de lazer - Foto: Regina Lo-Bianco

Para quem sobe a serra em busca de descanso e diversão, as vilas de São Pedro da Serra e Lumiar têm tudo o que se precisa para “recarregar as baterias”. Montanhas e rios de águas cristalinas estimulam a prática de atividades ligadas à natureza, desde o ecoturismo aos esportes radicais. Simplesmente admirar a paisagem também proporciona um grande prazer. 

Curtir um banho de rio saboreando petiscos variados e cervejas estupidamente geladas é uma das alternativas para se aproveitar o tempo na região.  O “Bar do Encontro” e o “Bar Toca da Onça”, as margens de rios  são grandes pedidas! Para os mais afoitos, as descidas de rafiting e caiaque podem ser feitas com a orientação de uma empresa especializada em esportes radicais: a Lumiar Aventura.

São Pedro da Serra é um destino muito especial, pois para os seus moradores é lá que encontra-se “toda a paz do universo”. O lugar tem realmente uma energia mística muito forte, que é retratada no artesanato local.  À noite, além da tranquilidade, a famosa vila dispõe de variadas atrações musicais que podem ser apreciadas em bares e restaurante. Estes, além da música, apresentam também boas opções gastronômicas que vão desde as famosas pizzas com massa de aipim, às receitas mais elaboradas. Em São Pedro, diversos meios de hospedagem oferecem excelentes acomodações garantido todo o conforto necessário pra quem quer se reenergizar.

O Lago de Lumiar e o Espaço Nagib Pedro formam um conjunto que tem agradado muito a turistas e visitantes-Foto: Êxito Rio

O centro de Lumiar também proporciona momentos de puro prazer! É um lugar extremamente bucólico que encanta pela pureza e simplicidade de seus moradores. Sua atmosfera é mágica e lá as horas passam de maneira diferente, mais lentamente, dando tempo para se apreciar com detalhes as boas coisas da vida. O importante é “saborear” cada segundo, e o que não falta são motivos para isso! A gastronomia local é um dos seus grandes atrativos e oferece excelentes opções gastronômicas. Essa vila também é musical! Vários artistas apresentam-se com muita qualidade proporcionando verdadeiros espetáculos como os que ocorrem na mais concorrida “Jam session” da região, as famosas "Segundas Sem Lei". 

Um bom público sempre comparece às Segundas Sem Lei - Foto: Êxito Rio

Antigo reduto de “hippies”, as vilas friburguenses foram aperfeiçoando o seu atendimento para receber um público cada vez mais exigente. Atualmente, elas são reconhecidas como importantes destinos turísticos e por isso os empresários locais estão sempre investindo em qualidade e atendimento. Um bom exemplo disso é a Pousada Klein em Lumiar. Para Irene Klein, sua proprietária, todos tiveram que se adaptar a uma nova realidade. “Estamos há mais de 40 anos no mercado e percebemos que apenas a ‘magia do lugar’ não seria o suficiente para chegar onde chegamos”, afirma. Irene, que acompanhou de perto toda a evolução do turismo receptivo da região, está sempre buscando alternativas para melhorar o seu estabelecimento.

Parceiros