09/01/2018 - 10:21h - Autor: Ayrton Dias

O mais europeu dos bairros

Muito influenciado pela cultura européia, Mury quase passou a se chamar “Germânia”, em função da grande quantidade de alemães que habitavam o 5º distrito de Nova Friburgo.

O mais europeu dos bairros

Segundo consta, Luiz Mury, um comerciante de secos e molhados, possivelmente descendente da família Murith, vendo a dificuldade dos agricultores da região para escoar sua produção, solicitou a empresa Leopoldina Railway que construísse uma estação de trem para facilitar a vida dos moradores locais, doando, inclusive, o terreno para tal fim. Foi atendido, inaugurando-se assim a estação “Plataforma Luiz Mury” em frente ao seu comércio. A estação acabou sendo chamada pela população de “Parada do Mury”, localizada na atual Av. Hamburgo, sendo essa a origem do nome do bairro. Muito influenciado pela cultura européia, quase passou a se chamar “Germânia”, em função da grande quantidade de alemães que habitavam o 5º distrito de Nova Friburgo.

Carlos Vitor Ouvernei pescando as famosas trutas frescas de Macaé de Cima- Foto: Êxito Rio

Por estar situado a quase mil metros de altitude, Mury é bem frio! Essa característica possibilitou que o bairro tenha sido o pioneiro na criação de truta no Brasil! Os primeiros alevinos trazidos para o país foram importados da Dinamarca pela família Garlipp, que durante muito tempo criou truta em Macaé de Cima, uma localidade próxima ao distrito. Esse fato acabou influenciando a gastronomia local e contribuindo para que pratos a base de truta se tornassem uma grande especialidade servida nos vários restaurantes que compõem um verdadeiro circuito gastronômico. Em Mury, além das trutas, outras saborosas opções são oferecidas em estabelecimentos onde charme e bom gosto são características marcantes.

A gastronomia é um dos principais atrativos do famoso distrito friburguense. No detalhe: O Restaurante Bräun&Bräun oferece uma culinária suiço/alemã. Foto: Êxito Rio


Receitas de origem austríaca, brasileira, francesa, mediterrânea, mexicana, suíça, e alemã, é claro, entre outras, podem ser degustadas em vários estabelecimentos que são verdadeiros atrativos turísticos.  Os Restaurantes Bräun&Bräun, Budha Garden, Empório do Dengo, La Quebrada, Le Bon Bec, Trilhas do Araçari, Truta e Boa Cia e Viva Rô se destacam na paisagem e oferecem excelentes opções gastronômicas.  Neles, saborosos pratos podem ser acompanhados de bons rótulos de vinhos e cervejas e “finalizados” com deliciosas sobremesas em ambientes extremamente acolhedores e com bom atendimento.

 Em função de ser um tradicional destino turístico, Mury conta com ótimas opções no ramo da hospitalidade. O Hotel Bucsky, que desde 1940 vem hospedando inúmeras gerações e já recebeu várias figuras ilustres, como artistas, celebridades e políticos importantes, sem dúvida, é um grande destaque e os hotéis Garlipp e Mury Garden também têm uma grande importância histórica. As charmosas pousadas oferecem excelentes acomodações com opções desde as mais simples às mais sofisticadas.

Mury é um lugar belíssimo, e por isso muitos cariocas e niteroienses mantêm nele suas casas de veraneio. Um passeio pelo “Caminho do Trem”, que pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta é um programa para toda a família. Outra boa opção é uma ida a Macaé de Cima que pode proporcionar momentos muito agradáveis com direito a banho de rio em águas cristalinas.

 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários