13/08/2018 - 09:20h - Autor: Ayrton Dias

Turismo, tartarugas e a felicidade

Turismo, tartarugas e a felicidade

Representando 10% do PIB mundial, o turismo é uma das principais atividades econômicas em vários países. No Brasil, o setor tem atraído investimentos, mesmo durante um dos piores momentos da nossa história- notadamente em função da Rio 2016.  

O Projeto Tamar há 35 anos atua no combate a extinção das tartarugas marinhas! Esses animais estavam sendo dizimados pelo fato da sua carne e ovos serem muito apreciados pela população costeira.  Até a obtenção do reconhecimento em nível internacional pelo trabalho de proteção dos mais de mil quilômetros de praias em nove estados, os responsáveis pelo Tamar tiveram  que enfrentar enormes dificuldades e superar inúmeras tentativas frustradas. O fator determinante para findar o extermínio da espécie foi à sensibilização das pessoas em relação à importância de se manter o animal vivo. As diversas ações desenvolvidas, principalmente as socioambientais,  transformaram as tartarugas atrações turísticas  gerando ganhos concretos. Produtos e serviços temáticos começaram a ser criados para atender a uma crescente demanda de pessoas que queriam conhecer o projeto, suas particularidades e, obviamente, as tartarugas. A valorização do animal foi tão grande que ele passou a ser protegido pelas comunidade litorâneas, não sendo mais considerado uma simples iguaria, mas sim um símbolo de desenvolvimento e prosperidade.

A poderosa indústria do turismo está diretamente relacionada a questões sociais, ambientais e, logicamente, econômicas.  Dentre seus preceitos básicos, a segurança e o bem-estar são fundamentais não só para os turistas e visitantes, como também para a população dos destinos. Por ser uma indústria limpa, o turismo promove o desenvolvimento sustentável, estimula o associativismo e a integração regional.  Não é uma atividade simples, a construção de um destino, por exemplo, exige tempo, planejamento, organização e, fundamentalmente, comprometimento. Mas o que as  tartarugas têm a ver com tudo isso? Na verdade, muita coisa! O turismo pode ser a tartaruga nessa história toda. Alguns municípios, como Gramado na Serra Gaúcha e o de Bonito em Mato Grosso do Sul conseguiram  essa  façanha. Os munícipes entenderam a importância do setor, fecharam questão sobre o assunto e, a partir daí, a vida deles foi mudando para melhor. O turismo pode proporcionar inúmeros benefícios  dentre eles, o principal, a felicidade das pessoas! 

 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários