21/02/2018 - 16:28h - Autor: Ayrton Dias

Mozer: Uma verdadeira grande família

Mozer: Uma verdadeira grande família

A Vila Mozer é habitada por uma família de origem suíça que guarda muitas tradições. Localizada no distrito friburguense de Lumiar, é um lugar tão especial que se tornou uma atração turística, principalmente em função de uma concorridíssima festa julina que já vai para a sua 22º edição. Tradicionalmente realizada no último sábado de julho, além de reunir os familiares em ambiente festivo, a festa tem como objetivo a arrecadação de fundos para outro grande projeto dos Mozer: o desfile do Bloco Flor do Luar, que acontece há 41 anos durante o carnaval em Lumiar. 

Tudo começou com o patriarca Astrogildo Mozer (1919-1994) e sua esposa, Dorcelinda Schuab Mozer (1921-1994), conhecida como Linda, que lançaram uma semente muito fértil que mais tarde se transformaria na Vila Mozer. Em 1954 Astrogildo deixou a localidade de Macabu, no município de Trajano de Moraes, para viver no distrito friburguense de Lumiar onde comprou uma grande extensão de terras, atraído não só pelas possibilidades econômicas, como também pela oportunidade de proporcionar uma boa educação para seus filhos. Vale ressaltar a importância da primeira professora diplomada da região, a educadora Maria Damasco Mouta, que colaborou de maneira decisiva na formação educacional da família Mozer.

____________________________________

"Todo homem deve ter em primeiro lugar a obrigação, depois a devoção; e também não pode faltar, de jeito nenhum, a diversão"
                          Astrogildo Mozer
____________________________________


Dona Bercília (73), junto a foto de seus pais Astrogildo e Linda. Ela, que tem outros 10 irmãos, é a responsável pela confecção das famosas broas que são produzidas exclusivamente para a festa da Vila Mozer - Foto: Êxito Rio

O legado deixado por Astrogildo e Linda, que desenvolveram fortes valores morais em seus descendentes, se perpetuou de maneira intensa. Eles impuseram uma educação rígida aos filhos não somente no aspecto funcional como também no cultural e artístico, exigindo que eles aprendessem música e participassem da banda da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Essas influências foram o esteio da comunidade da Vila Mozer, que acabou se consolidando como um importante núcleo familiar composto por mais de uma centena de descendentes do casal. Essas pessoas se relacionam de maneira incrivelmente integrada e colaborativa, respeitando até hoje o lema do inesquecível e visionário patriarca: "Todo homem deve ter em primeiro lugar a obrigação, depois a devoção; e também não pode faltar, de jeito nenhum, a diversão".

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários