Por: SCHEILA SANTIAGO
05/04/2021
16:11:26
EXPOSIÇÃO “ÁGUA VIVA”, DE ROSE AGUIAR, INICIA AS CELEBRAÇÕES DOS 20 ANOS DA USINA CULTURAL ENERGISA

Para navegar e realizar um tour virtual de 360 graus, basta acessar o link da exposição através do site www.fundacaoormeo.org.br .
Através da gestão da Fundação Ormeo J. Botelho, na pessoa de sua presidente, Mônica Botelho, esses 20 anos da Usina Cultural, que se completam no dia 9 de junho, passaram em conjunto com a comunidade artística de Nova Friburgo, de portas abertas para os talentos locais apresentarem ao público seus trabalhos.
“Um público participante, que oferece sugestões para a programação, que é eclética e atende todos os gostos. A Usina Cultural é um ‘respiro’, uma janela para o mundo e sempre ofereceu diversas linguagens artísticas como: dança, teatro, música, oficinas, debates; e eventos, sempre que a agenda esteve disponível”, comenta a coordenadora Elizabeth Maldonado, que esteve à frente do trabalho por todos esses anos.
Água viva
Pode-se dizer que as imagens fotográficas de Rose Aguiar criam impressões pictóricas na medida em que compõem composições abstratas com enquadramentos inusitados. A artista considera a fotografia um desafio. Seu olhar percorre, busca elementos ou experiências que acontecem ao acaso.
A série “ Água Viva” composta por 10 imagens, fotografadas em março de 2019, partiu da observação dos reflexos gerados pela água em determinada hora do sol e dos vários formatos abstratos percebidos nesses reflexos. A poética dessa série está em sua simplicidade, pela deformação de imagem refletida em contextos diferentes. Seja no movimento, na apresentação e na disposição ou na diferença de tonalidade, iluminação e textura em cada ambiente fotografado. A visão da abstração se dá através desse estranhamento das imagens, tanto nas linhas projetadas quanto no contraste de claro e escuro da água.
Artista visual
Rose Aguiar curte fotografias que instiguem o espectador, um estranhamento
com seu tema atual, a água. É artista visual brasileira com graduação em Artes (Educação Artística) no Bennett e três pós-graduações (Universo, UniRio e UNB) na mesma área, e vive em Nova Friburgo/RJ.
Trabalha com desenho, xilogravura, aquarela e fotografia há mais de 40 anos, tendo realizado exposições individuais e coletivas no Brasil (Goiás, São Paulo, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Nova Friburgo) e no Exterior (Nova York, Portugal, Osaka, Paris, Palermo, Milão). Participou de exposições pelo Musa (Contemporary Art) durante 4 anos em diversas cidades europeias e com a Galeria Heclectik Art. Participou de diversos congressos de Arte Educação no Brasil e no exterior, é filiada ao InSea e a Faeb.
Coordenou o grupo "Jovens Vivendo Arte Contemporânea"; trabalhou durante 30 anos como professora de Artes na Rede Estadual de Ensino em Nova Friburgo; foi diretora da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo. Teve como mestres: Ivan Serpa, Lydio Bandeira de Melo, Eduardo Sued Souza, Antônio Grosso, Chalib Jabour, entre outros. Publicou diversos textos acadêmicos e participou em catálogos de Arte no Brasil e no Exterior. Ainda teve orientação da Lia do Rio, Marcia Zoé Ramos, Marília Jaci, Ricardo Esteves e atualmente Sara Figueiredo.
Participou de duas residências artísticas, uma na França e outra em Lumiar, distrito de Nova Friburgo/RJ; de exposições individuais, coletivas físicas e virtuais como na Galeria Eixo e Galeria Zagut (Rio de Janeiro) e integrou o grupo “MP 2” e atualmente faz parte do “In verso I nveste na sua arte”. Importante ressaltar que tem publicado seu livro de fotografias “Água viva”, que dá nome à exposição virtual.
SERVIÇO
Exposição “Água viva”, de Rose Aguiar
Galeria virtual (360 graus)
6 de abril a 15 de maio
Mais informações e contato: https://www.facebook.com/
Realização: Fundação Cultural Ormeo J. Botelho, Energisa e Usina Cultural Energisa Nova Friburgo/RJ


CULTURA

TURISMO

PAÍS

PAÍS

TURISMO

CULTURA
