Por: Ssecom/PMNF - Marcio Madeira

07/03/2021

08:36:54

FRIBURGO, PETRÓPOLIS E TERESÓPOLIS SE ARTICULAM EM FAVOR DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

FRIBURGO, PETRÓPOLIS E TERESÓPOLIS SE ARTICULAM EM FAVOR DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Na tarde de terça-feira, 3 de março, representações dos eixos econômicos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis participaram de uma reunião promovida pelo MercoSerra na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat). Nova Friburgo esteve representada no encontro pelo secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Hugo Leonardo de Carvalho; e também pela subsecretária de Finanças, Receitas e Despesas, Nathalia do Couto Gonçalves.

 O principal objetivo da reunião foi reforçar os canais de diálogo entre as novas gestões municipais, buscando explorar possíveis frentes de colaboração a partir das vocações econômicas de cada município. O encontro serviu também para promover a troca de experiências administrativas de sucesso e coordenar esforços com vistas a reforçar o potencial turístico regional, bem como as cadeias produtivas que extrapolam os limites municipais. 

Logo no início do encontro a equipe friburguense salientou a necessidade de facilitar o deslocamento entre Nova Friburgo e Petrópolis, quer seja através de um estudo de demanda para a exploração de uma linha de ônibus que ligue as duas cidades, quer seja ao menos pela coordenação dos horários dos coletivos que ligam as duas cidades a Teresópolis, a fim de permitir a realização de escalas mais frequentes e menos demoradas. Ainda a esse respeito, as representações dos três municípios também se comprometeram a unir forças a fim de solicitar ao DER melhorias nas estradas que conectam a região. 

O secretário de Finanças de Nova Friburgo, Hugo Leonardo de Carvalho, reforçou a importância da construção de políticas públicas que desburocratizem o investimento privado, ressaltando que essa abordagem fortalece a economia, gera empregos e auxilia o aumento da arrecadação municipal, com impactos positivos sobre a prestação de serviços de maior qualidade à população. 

Outra contribuição friburguense se deu através da sugestão de que seja elaborado um planejamento coletivo para o desenvolvimento regional de longo prazo, como meio de preservar a continuidade de políticas públicas em meio à natural renovação dos quadros políticos locais. 

Os trabalhos de aproximação e coordenação entre as cidades serão continuados com uma reunião presencial entre os três prefeitos, provavelmente a ser realizada ainda neste mês de março. A delegação de Teresópolis também sugeriu que seja realizada uma rodada de negócios entre fornecedores e compradores da Região Serrana, fomentando as cadeias produtivas e se dispôs a desenvolver o Guia de Investimentos na região, nos moldes do já existente do Guia do Investidor de Teresópolis, a fim de divulgar as leis de incentivo às quais as empresas já instaladas e aquelas que estão decidindo pelo investimento nas cidades terão acesso.

A exemplo da planejada reunião entre os prefeitos, a data e o local da rodada de negócios também estão sendo definidos coletivamente.

Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)