Por: COMITE RIO DOIS RIOS

05/03/2021

20:19:01

COMITÊ RIO DOIS RIOS APROVA SEU NOVO PLANO DE BACIA

COMITÊ RIO DOIS RIOS APROVA SEU NOVO PLANO DE BACIA
O novo Plano de Bacia do Comitê do Rio Dois Rios foi aprovado nesta manhã, dia 04 de março de 2021, na sua 17ª Reunião Extraordinária do Plenário (REP). O seu Plano estava em elaboração desde 2019 e foi finalizado em fevereiro deste ano. Com ele o Comitê passa a possuir um documento base que determina os programas e ações voltadas ao enfrentamento dos principais problemas de qualidade e quantidade de água na região.- Foto: Registro da 17ª REP com representantes do Inea, Seas e Profill

Antes da 17ª REP, foi apresentada a Consolidação do Plano, no 3º Seminário, realizado online e transmitido ao vivo pelo canal oficial do Comitê no Youtube. A gravação já está disponível no mesmo canal, e pode ser acessado a qualquer momento. Neste evento, foi apresentado o processo desenvolvido na construção do Plano, seus principais eixos de ação, sua metodologia de aplicação e acompanhamento.

Após o Seminário os membros se reuniram extraordinariamente para debater sobre o Plano, e votaram pela sua a aprovação através da Resolução CBH-R2R nº73. Este Plano de ações e programas terá o prazo de vigência de 15 anos. O próximo passo para tornar este documento vigente é o envio do mesmo para o referendo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI-RJ.

O Plano de Bacia é de suma importância para o Comitê, pois além de ser instrumento da Gestão dos Recursos Hídricos ele é de grande eficácia, quando bem elaborado, ocasionando a minimização dos conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água. Outro aspecto importante neste Plano de Bacia é que ele prevê uma profunda integração do o Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS).

Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)