Por: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO - *COM INFORMAÇÕES DO IPHAN

03/03/2021

10:06:07

CRISTO REDENTOR GANHARÁ VIA-SACRA

Projeto será desenvolvido pelo Iphan e Arquidiocese de São Sebastião, em parceria com o ICMBio
CRISTO REDENTOR GANHARÁ VIA-SACRA
Um dos maiores símbolos do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), deve ganhar uma Via-Sacra entre o Maciço do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor. Um acordo de cooperação técnica assinado na última semana entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério do Turismo, e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro possibilitará a elaboração de projeto que dará vida à celebração. Anualmente, o monumento já recebe, em média, 2 milhões de visitantes - Projeto para definição do percurso da Via-Sacra, bem como as sinalizações, deve ser concluído ainda neste ano. Foto: Luciola Vilella/MTur

 

Apoiada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir da iniciativa, devem ser iniciados estudos para seleção de trilhas históricas já existentes na floresta do Corcovado para o trajeto da Paixão de Cristo, em alusão à caminhada de Cristo até o calvário carregando a cruz. O percurso deve contar com placas e sinalizações feitas de materiais biodegradáveis, com instalações previstas para serem finalizadas no final de 2021.

De uma beleza ímpar, o Cristo Redentor, do alto do Morro do Corcovado, entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. No ano de 2008, o Iphan tombou o Cristo Redentor por sua importância histórica. Já em 2012 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considerou a paisagem urbana da cidade, com o Cristo Redentor, Patrimônio Mundial Cultural.

Nesta segunda-feira (01.03), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou da solenidade de início das comemorações pelos 90 anos do monumento, que foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.

Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)