Por: CASA VOGUE ESTATE
26/02/2021
15:14:05
COMO OS MILLENNIALS JÃ IMPACTAM O MERCADO IMOBILIÃRIO DE LUXO
Seu imóvel dos sonhos pode estar aqui
O que os millennials têm de tão diferente?
“Essa é uma geração que hoje já está adulta e que cresceu com a internet, e essa é a grande diferença. [Quando querem comprar um imóvel] toda a pesquisa é feita pela internet, ou seja, são clientes com muito mais acesso à informação e que cresceram mais bem informados. Geralmente, é um comprador que vem muito bem preparado e focado, sabendo exatamente o que querâ€, explica Marco Túlio Vilela Lima, CEO da imobiliária Esquema Imóveis.
Outra diferença comportamental importante, e com grande impacto no mercado imobiliário, é o perfil investidor dos millennials. Por terem crescido com maior acesso à internet, Lima explica que indivÃduos desse grupo estão mais atentos aos movimentos do mercado e também são mais dispostos a conhecer diversos tipos de produtos financeiros. “Uma das principais preocupações que vejo nestes clientes [na hora de comprar um imóvel] é saber se vão conseguir vendê-lo por um preço bom no futuroâ€, diz.
Marcello Romero, CEO da imobiliária Bossa Nova Sotheby's, concorda. “Hoje essas pessoas buscam serviços de consultoria e não apenas um vendedor, porque a internet empoderou muito o cliente. Então essa é uma geração que busca informações sobre o bairro, sobre locais com potencial de valorização, se há a opção de fazer um consórcio. Então são pessoas mais abertas e dispostas a entender os parâmetros para ter uma melhor tomada de decisão. Eu tenho clientes de outras gerações que são mais tradicionais: pouquÃssimos têm interesse em crédito imobiliário, por exemplo. Então os millennials são muito mais abertos, e o que buscam em um vendedor é consultoria e experiênciaâ€.
O que a Geração Y busca em um imóvel de alto padrão?
“[O que os millennials buscam] é qualidade de vida: eles estão muito antenados em lifestyle, então buscam morar em um bairro com boa infraestrutura de comércio e restaurantes, preferem prédios com amenidades, e são muito preocupados com a experiências do usuárioâ€, afirma Marcello. Por isso, propriedades em condomÃnios de alto padrão que oferecem opções de lazer e facilidades virtuais — como sistemas residenciais automatizados — saem na frente com a Geração Y.
Marco Túlio, da Esquema Imóveis, também observa um movimento dos millennials em direção a propriedades que ofereçam espaços externos — tendência que foi ainda mais acentuada com a pandemia. “Eles querem mais espaço ao ar livre, independentemente se estamos falando de apartamento ou casa.
A busca por coberturas, por exemplo, também aumentou muitoâ€, diz.
Já com relação aos interiores, o CEO acrescenta que a geração do milênio prefere lares com layouts integrados e que oferecem mais conforto para visitas, além, é claro, de um espaço para home office. “Essa é uma geração que gosta de receber. Por isso, existe cada vez mais a ênfase na área social, onde você recebe. Imóveis pouco integrados e muito compartimentalizados não agradam esse público; essa geração que gosta de integraçãoâ€, afirma.
Na Bossa Nova Sotheby's, a percepção a respeito dos interiores preferidos pela Geração Y é a mesma. Segundo Marcello Romero, existe uma até mesmo tendência de diminuição no tamanho dos quartos para ampliar a área social. “Os espaços de convÃvio, ou seja, os espaços sociais e de entretenimento, como home theater, ambientes gourmet com piscina e churrasqueira (em casas) e varandas gourmet (em apartamentos) são cada vez mais valorizados, pois são ambientes que proporcionam essa questão do lifestyleâ€, finaliza o CEO.