Por: AYRTON DIAS

25/02/2021

16:55:08

DUAS BARRAS - MARTINHO DA VILA E O FAMOSO BACALHAU

DUAS BARRAS - MARTINHO DA VILA E O FAMOSO BACALHAU
Um dos mais importantes atrativos turísticos de Duas Barras surgiu de uma maneira muito curiosa. Os bibarrenses contam que um italiano chegou ao município em 1969 e, com saudade do seu prato preferido, solicitou ao já falecido comerciante Everardo do Valle Moreira que preparasse uma receita a base de bacalhau. Para atender a esse pedido Everardo foi a cidade do Rio de Janeiro especialmente para adquirir a iguaria, que foi servida frita com salada. O cliente ficou muito satisfeito e, a partir daquele instante, o Bacalhau a Duas Barras ou Bacalhau A la Everardo passou a fazer parte do cardápio do estabelecimento e a atrair um público cada vez maior, não só da região como também de todo o estado.

Com o sucesso obtido, o restaurante do “Seu” Everardo passou a se chamar Rei do Bacalhau, tornando-se a principal atração do pacato município. Certo dia, em visita ao Restaurante, o cantor e compositor Martinho da Vila, provou a “receita original” e não só se deliciou com o bacalhau da sua cidade natal como também contribuiu para que ele alcançasse notoriedade em âmbito nacional. O que se conta, é que a sugestão do artista de fazer o peixe grelhado, em vez de frito deu origem ao “Bacalhau a Martinho da Vila”. Satisfeito com a homenagem, Martinho, no samba de sua autoria "Meu Off Rio" fez a seguinte menção como forma de agradecimento: ..."É um lugar especial, para quem é sentimental e aprecia um gostoso Bacalhau..."! A música obteve muito sucesso e acabou eternizando o saboroso bacalhau de Duas Barras.


Martinho da Vila foi eternizado através de uma estátua no Mirante de Duas Barras, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da cidade feito pelo famoso cantor e compositor bibarrense. 

Atualmente não existe o Rei do Bacalhau, mas turistas e visitantes ainda podem desfrutar de variadas receitas nos estabelecimentos da cidade que mantêm-se fiéis a tradição de produzir saborosas receitas do inigualável Bacalhau de Duas Barras.

 

Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)