Por: LÍVIA NASCIMENTO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

22/02/2021

02:00:48

8 EM CADA 10 TURISTAS INTERNACIONAIS APROVARAM A GASTRONOMIA BRASILEIRA EM 2019

Levantamento do MTur mostra a importância e o impacto do segmento para retomada do turismo doméstico
8 EM CADA 10 TURISTAS INTERNACIONAIS APROVARAM A GASTRONOMIA BRASILEIRA EM 2019
O tempero brasileiro parece ter caído no gosto do turista internacional que esteve em nosso país no ano de 2019. É o que aponta a Demanda Turística Internacional realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento revela que os visitantes estrangeiros aprovaram com louvor a culinária de todos os cantos do Brasil. Os sabores do Mato Grosso do Sul, por exemplo, receberam nota 8,8, a maior entre as Unidades da Federação. A gastronomia brasileira é uma das apostas do MTur para retomada do turismo doméstico. Crédito: Roberto Castro/MTur

A gastronomia brasileira é uma das apostas do Ministério do Turismo para retomada do setor doméstico no período pós-covid. Pensando nisso, o MTur assinou, em dezembro de 2020, um acordo com o Instituto Federal de Brasília (IFB) para realização de projeto de pesquisa com vistas a subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, desenvolvido pela pasta. Relatórios da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia figura como um dos três motivadores essenciais para a escolha de um destino turístico, atrás apenas de cultura e natureza.

“Somos um país com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacar no cenário mundial e é para isso que temos trabalhado, unindo esforços com outros atores e elaborando projetos que consigam transformar todo esse potencial em realidade”, comenta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

CIDADES CRIATIVAS – No Brasil, quatro cidades ostentam o título de cidades criativas no segmento gastronomia: Belo Horizonte, Florianópolis, Belém e Paraty. A rede mundial de cidades criativas da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação, inclusive internacional, entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU.  São sete categorias: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

 

ESTADO

GASTRONOMIA

ALAGOAS

8,1

AMAZONAS

8,3

BAHIA

8,3

CEARÁ

8,1

DF

8,4

ESPÍRITO SANTO

8,5

GOIÁS

8,6

MINAS GERAIS

8,6

MATO GROSSO DO SUL

8,8

PARÁ

8,2

PERNAMBUCO

8,1

PARANÁ

8,6

RIO DE JANEIRO

8,2

RIO GRANDE DO NORTE

8,2

RIO GRANDE DO SUL

8,6

SANTA CATARINA

8,5

SÃO PAULO

8,5

 

 

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