Por: AMANDA COSTA - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
17/02/2021
15:27:25
74% DAS ROTAS TURÍSTICAS ESTRATÉGICAS DO PAÍS NÃO POSSUEM INTERNET PÚBLICA GRATUITA

A
coleta dos dados foi realizada junto aos gestores dos municípios entre os dias
06 de outubro e 11 de novembro de 2020 e evidenciou que a situação das cidades
e dos atrativos turísticos ainda engatinha no desenvolvimento tecnológico,
apesar de 45% deles ter informado a existência de projeto, ainda não
implementado, para disponibilizar internet pública gratuita.
Para
mudar esta realidade, os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e
Inovações (MCTI) assinaram, em outubro do ano passado, um acordo de cooperação
que vai apoiar políticas públicas de digitalização e inovação para promover o
Turismo 4.0 e, assim, possibilitar a transformação de rotas estratégicas em
destinos turísticos inteligentes. De forma a impulsionar as atividades, o MTur
também prevê outras ações com o Ministério das Comunicações.
A
ideia é que a partir deste diagnóstico, o governo federal inicie, ainda neste
ano, o suporte à digitalização dos destinos turísticos estratégicos ampliando o
potencial de desenvolvimento do turismo nestas localidades. Assim, com apoio do
governo federal, caberá aos gestores municipais de turismo a elaboração de planos
e projetos para o desenvolvimento de seus destinos e atrativos, melhorando o
seu posicionamento e aumentando a competitividade e rentabilidade da atividade
turística.
“Em
um mundo cada vez mais digitalizado, é essencial que os destinos brasileiros consigam
acompanhar essa evolução para melhorarem seu posicionamento frente a outros
concorrentes. Primeiro, mapeamos as necessidades e entendemos a realidade do
país. Agora, vamos identificar as melhores soluções para cada localidade. O
governo federal está empenhado em apoiar estados e municípios a transformarem
destinos analógicos em digitais”, destacou o ministro do Turismo, Gilson
Machado Neto.
O
secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William
França Cordeiro, enumera benefícios resultantes da conectividade. “Oferecer
Wi-Fi de graça em atrativos turísticos é uma ótima ferramenta para alavancar o
turismo regional, possibilitando que o turista possa compartilhar imediatamente
o momento em suas redes sociais, promovendo o destino de lá mesmo e identificar
outro atrativo nas proximidades para seguir seu percurso. Com isso, conseguimos
integrar os destinos e contribuir para a melhoria da experiência turística como
um todo”, destacou.
DIAGNÓSTICO DA INTERNET – O levantamento da disponibilidade de internet pública
considerou as 30 rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios
do programa Investe Turismo, que prevê um conjunto de ações para estruturar
roteiros estratégicos por parte do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae. E,
ainda, as 10 Cidades Criativas do Brasil – título concedido pela Organização
das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Deste
universo de municípios, 117 destinos turísticos de 25 estados responderam aos
questionamentos, sendo 116 municípios do Investe Turismo e 1 Cidade Criativa
(Santos-SP) – que não integra o Investe Turismo. Apenas dois estados (Piauí e
Rondônia) não enviaram nenhuma resposta de seus municípios à pesquisa.
Segundo
o diagnóstico da oferta de internet gratuita, a maior parte dos 30 destinos
digitalizados, que constituem 26% do total pesquisado, está localizada na
região Sul (33%), seguida da Sudeste (23%) e Centro-Oeste (17%). Já Nordeste e
Norte representam, cada uma, 4% do total.
Entre
os municípios que contam com o serviço gratuito de Wi-Fi, 53% contemplam os
principais atrativos locais. Os municípios de Pomerode (SC) e Bento Gonçalves
(RS) foram os dois destinos que mais priorizaram a disponibilização de pontos
de internet pública em áreas turísticas. Em relação à área total da cidade, em
geral, a cobertura do sinal de internet pública gratuita abrange até 5%, sendo
que em três municípios (Fortaleza-CE, Itajaí-SC e Blumenau-SC) a cobertura
ultrapassa o percentual de 25% da área das cidades.
Além
da instalação efetiva da internet, o Ministério do Turismo também buscou
verificar a qualidade da prestação do serviço. Assim, em relação à conexão e
velocidade da Internet, apenas 36% dos destinos afirmaram atender plenamente a
esse quesito, sendo que 40% atendem parcialmente e 17% possuem menor qualidade
no serviço – metade dos destinos (15) oferece velocidades de, no máximo,
20Mbps. Outros 7% não souberam informar se o serviço atende às expectativas do
público-alvo.
INICIATIVAS - A busca por inovação no setor de turismo, incluindo a
transformação digital, foi o foco do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em
Turismo, promovido em 2020 pelo MTur, MCTI e o Wakalua Innovation Hub -
primeiro polo global de inovação em turismo, com a colaboração da Organização
Mundial do Turismo (OMT). Quase 800 startups se inscreveram na seleção, e as 10
finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da
competição global de startups da OMT.
Conheça abaixo os 30 destinos turísticos estratégicos que possuem
internet pública gratuita no país
UF |
Município |
AC |
Rio Branco |
BA |
Salvador |
CE |
Fortaleza |
DF |
Brasília |
ES |
Domingos Martins |
ES |
Venda Nova do
Imigrante |
MA |
São Luis |
MG |
Belo Horizonte |
MG |
Congonhas |
MS |
Bodoquena |
MS |
Bonito |
MS |
Campo Grande |
MT |
Cáceres |
PA |
Salvaterra |
PA |
Santarém |
PE |
Recife |
PR |
Curitiba |
RJ |
Petrópolis |
RS |
Bento Gonçalves |
RS |
Canela |
RS |
Garibaldi |
RS |
Gramado |
SC |
Balneário Camboriú |
SC |
Blumenau |
SC |
Imbituba |
SC |
Itajaí |
SC |
Pomerode |
SP |
Santos |
SP |
Ubatuba |
TO |
Palmas |

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