TAMARA CASTRO
TAMARA CASTRO
Friburguense, jornalista, feminista. No meu perfil no Instagram @tamaracastroblog defendo a democratização da moda, o empoderamento feminino, a quebra da padronização e o direito de escolha. Tudo de forma leve e verdadeira! Me siga em @tamaracastroblog

Por: TAMARA CASTRO

02/02/2021

23:19:23

POR QUE ESTAMOS PERDENDO PESSOAS PARA A INDÚSTRIA DO PADRÃO DE BELEZA?

POR QUE ESTAMOS PERDENDO PESSOAS PARA A INDÚSTRIA DO PADRÃO DE BELEZA?
Você já parou para refletir o quanto a trágica morte da influenciadora digital, de 26 anos, Liliane Amorim tem a ver com a sua vida? Com as suas expectativas? Com o resultado de uma rede social doentia? Com uma sociedade manipulada pela indústria do padrão de beleza?

Desafio você encontrar alguma mulher que nunca pensou, nem que fosse por um instante, em fazer uma lipoaspiração ou alguma cirurgia plástica. Eu não sou hipócrita! Penso com frequência e mais: já me submeti a uma lipoaspiração e a colocação de silicone.

O dinheiro é nosso, a vida é nossa, o corpo é nosso e claro: a escolha também é nossa. Esse texto não é para dizer que você deve ou não deve fazer. Mas, sim para a gente refletir junto sobre as pressões sociais que sofremos em busca de um corpo padrão.

E mais: uma reflexão também de quem você está seguindo nas redes sociais e o quanto isso é um gatilho negativo para você! Se a gente parar para pensar, estamos seguindo como zumbis influenciadoras digitais, atrizes, modelos que tem uma coisa em comum: a barriga chapada!

Você fica recebendo na sua timeline o tempo todo imagens de corpos perfeitos, vídeos de “uma vida feliz”, de riqueza e de sucesso. E aí, a gente escorrega naquele velho ditado popular da época da nossa avó: “o jardim do vizinho é sempre mais verde”.

Será que existe tanta perfeição assim? Começamos aí uma busca incansável pelo alto padrão de beleza. E assim, inconscientemente uma busca por aquela felicidade, por “aquela saúde”, por aquele sucesso, por aquela riqueza.

Sim, somos influenciados a achar que se a gente conquistar aquela barriga chapada, aquela cinturinha fina, vamos ter uma vida tão feliz quanto daquela pessoa que você muitas vezes só conhece através da tela do celular. Mas, cada pessoa tem as suas lutas, sabe?

Não condeno ninguém que busca esses procedimentos. Como mesmo disse, eu já busquei. A minha reflexão aqui vai além: quais motivos te levam a isso? É realmente necessário?

E mais: quem eu estou seguindo nas redes sociais? Esse conteúdo me faz realmente bem? Essa pessoa que eu sigo mexe com a minha autoestima e com quem eu sou?

Não estou falando para você ser gorda! E nem para você não buscar tratamentos estéticos. Eu faço esses tratamentos, já fiz cirurgias e harmonização facial até. Eu seria contraditória se pregasse ao contrário! Acho que aceitação não é acomodação. Porém, temos que refletir juntas, todos os dias sobre esse alto padrão comercial da beleza e o quanto isso impacta as nossas vidas!

O corpo perfeito é o que temos agora! É ele que nos leva para todos os lugares! É ele que conta a nossa história. Ele é um milagre!

Não deixe que as redes sociais diminuam você! Você é linda, acredite em mim!

Últimos vídeos postados

TURISMO

Conheça um pouco da Queijaria Suíça
Conheça um pouco da Queijaria Suíça
A Êxito Rio esteve presente na Queijaria Suíça e irá mostrar um pouco da história para vocês. (...)

GERAL

Vídeo Comemorativo Revista Êxito Rio 10 Anos
Vídeo Comemorativo Revista Êxito Rio 10 (...)
Uma história contada em vários capítulos e com muitos (...)