CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.

Por: CLAUDIO PINTO

29/01/2021

10:17:23

O VINHO E O MAR

O VINHO E O MAR
O Mar, sedutor e misterioso, é sem dúvida um grande provedor de alimentos versáteis que podem se transformar em um prato cotidiano ou até um sofisticado prato da alta gastronomia. Em ambos os casos, o vinho é o melhor parceiro.

Devemos lembrar de considerar o peso do alimento, e no caso dos peixes e frutos do mar em geral, são na maioria de carne branca e macia, com texturas que podem variar de acordo com o preparo. Vale a dica: para pratos leves, vinhos leves e fáceis. No caso de peixes de carne escura e moluscos de sabor marcante vinhos de médio corpo ou espumantes são boas opções.

Para sair um pouco da trivialidade proponho a seguir algumas opções de pratos e harmonizações.

Caviar ou Ovas de Peixe: Por sua salinidade e untuosidade, o caviar é uma iguaria nobre e pede um companheiro à altura, no caso um bom Champagne ou um espumante brasileiro método clássico, pois sua estrutura e delicadas borbulhas realçarão os sabores.

Mix de Frutos do Mar: Texturas e sabores diversos, especialmente quando grelhados com azeite e ervas, o ideal é harmonizar com vinhos brancos secos e aromáticos. Um Albariño Espanhol, um Assyrtiko Grego ou um Muscadet do Vale do Loire ficarão perfeitos.

Polvo Grelhado: De sabor e textura marcante especialmente quando grelhado, este molusco pede um bom Chardonnay com passagem em barrica ou um Pinot Grigio da Sicília.

Bacalhau: Se for cozido tipo à portuguesa, um bom vinho verde branco ou tinto. Se for grelhado, pode se pensar num tinto encorpado, da Bairrada ou do Alentejo.

Atum Grelhado: Peixe de carne escura e sabor forte, ideal que acompanhe um vinho Rosé de Médio Corpo ou um tinto leve, como um Beaujolais ou um Pinot Noir.

Sushi e Sashimi: Ideal brancos de personalidade, como Riesling da Alsácia, Gewurztraminer Alemão ou Viognier Chileno. Alguns tintos leves como Gamay e Pinot Noir podem funcionar também.

Enguia Cozida: De carne branca e textura forte, pede um Merlot Brasileiro ou um Bordeaux, preferencialmente de Saint-Emilion.

Sardinhas Portuguesas: Geralmente são fritas ou grelhadas e vão bem com Vinhos Verdes Brancos ou Espumantes Brut.

Costumo dizer que o melhor da harmonização é a experiência compartilhada com os amigos, na qual o que vale é curtir uma bela refeição acompanhada de um delicioso vinho.  

Saúde e até a próxima!

Claudio Pinto

Whatsapp 55 21 97126 2366

clvap@hotmail.com

 

 

Últimos vídeos postados

TURISMO

Conheça um pouco da Queijaria Suíça
Conheça um pouco da Queijaria Suíça
A Êxito Rio esteve presente na Queijaria Suíça e irá mostrar um pouco da história para vocês. (...)

GERAL

Vídeo Comemorativo Revista Êxito Rio 10 Anos
Vídeo Comemorativo Revista Êxito Rio 10 (...)
Uma história contada em vários capítulos e com muitos (...)