Por: AYRTON DIAS

12/01/2021

22:48:27

O TURISMO E A FELICIDADE

O TURISMO E A FELICIDADE
A experiência turística deve promover a satisfação, o contentamento e enfim - em sua essência - contribuir para a felicidade das pessoas. Atualmente mais do que produtos e serviços os consumidores buscam sensações e a capacidade de satisfazer desejos garante a permanência ou não das empresas no mercado, notadamente aquelas voltadas ao lazer.

O turismo é uma das principais atividades econômicas em vários países e representa mais de 10% do PIB mundial. No Brasil, segundo o Ministério do Turismo, o setor já é responsável por cerca de 8% da economia nacional, gerando trabalho e renda para aproximadamente 7 milhões de pessoas.  Por contar com um perfil considerado limpo, o turismo possibilita o desenvolvimento sustentável, estimula o associativismo e a integração. Essa poderosa indústria tem como preceitos fundamentais a segurança e o bem-estar, não só para os turistas e visitantes como também para a população dos destinos.

Pode até parecer simples, mas o setor é extremamente complexo! A construção de um destino exige tempo, planejamento, organização e – fundamentalmente – muito comprometimento. Nunca é demais destacar que, além do viés econômico, o turismo deve contribuir para o desenvolvimento social e a preservação ambiental. Destinos turísticos como Gramado(RS), Bonito(MTS) e Fernando de Noronha(PE) são referências em sustentabilidade. O sucesso obtido por eles, infelizmente, ainda é uma exceção em um setor que ainda não é plenamente reconhecido pelas autoridades brasileiras como um importante vetor de desenvolvimento.

Entretanto, mesmo distante dos principais países emissores, o Brasil conta com um enorme potencial para atrair muitos turistas afeitos a novidades e, principalmente, diversidade .  O aprimoramento do turismo nacional é um grande anseio tanto de quem oferece produtos e serviços, quanto dos consumidores que alimentam esse mercado. Atenta aos novos tempos, a sociedade civil organizada vem buscando alternativas através de inúmeras iniciativas que viabilizam parcerias público/privadas, estimulam o  associativismo e desenvolvem a integração regional resultando na criação de novos destinos turísticos sustentáveis. Essas iniciativas têm garantido um significativo ganho na melhoria da qualidade de vida das populações que acabam beneficiando-se dessas importantes intervenções.

Seja no turismo de compras, sol e mar, negócios, aventura, ecoturismo ou em qualquer um dos inúmeros nichos existentes, o que realmente importa é a excelência no atendimento a uma demanda cada vez maior de pessoas que investem em boas sensações através das boas práticas,. Dessa forma o turismo pode proporcionar momentos inesquecíveis e contribuir verdadeiramente para a felicidade das pessoas!

Últimos vídeos postados

TURISMO

Conheça um pouco da Queijaria Suíça
Conheça um pouco da Queijaria Suíça
A Êxito Rio esteve presente na Queijaria Suíça e irá mostrar um pouco da história para vocês. (...)

GERAL

Vídeo Comemorativo Revista Êxito Rio 10 Anos
Vídeo Comemorativo Revista Êxito Rio 10 (...)
Uma história contada em vários capítulos e com muitos (...)