CHICO VELLOZO
CHICO VELLOZO
Botafoguense e torcedor da Portela Chico, é formado em erros e acertos da vida e um grande observador do cotidiano.

Por: CHICO VELLOZO

22/01/2024

18:17:50

“OI, CHUVA! EU PEÇO QUE CAIA DEVAGAR”

“Só molhe esse povo de alegria (Alegria). Para nunca mais chorar”
“OI, CHUVA! EU PEÇO QUE CAIA DEVAGAR”
As recorrentes cenas que nos causam muita tristeza, sofrimento e principalmente indignação, poderiam ser evitadas. Não há - ainda - meios para conter esse fenômeno da natureza que acontece com grande incidência durante o verão. As chuvas ocorrem mais intensamente durante a estação mais quente do ano e provocam enchentes, inundações e deslizamentos e nesse processo cíclico há perdas materiais e, infelizmente, humanas. Todos nós, principalmente moradores da Regiâo Serrana, somos vítimas – direta ou indiretamente – de tragédias anunciadas. A notoriedade dessa condição de vulnerabilidade deveria ser determinante para que ações preventivas fossem priorizadas, mas não são!

Uma lógica perversa associada a falta de vontade política resulta em inúmeras mortes. Cansei de ver gestores públicos com lágrimas nos olhos - e com a voz embargada - prometendo em entrevistas que teriam como compromisso principal de sua gestão “equacionar esses problemas”. A população, infelizmente, não consegue fazer “a coisa pública” ser respeitada. Os “representantes eleitos” envolvem-se em discussões intermináveis que esgotam tempo/energia e não trazem resultados realmente efetivos. É fundamental que a classe política, em todos os âmbitos, seja mais pragmática na busca por soluções que melhorem a vida das pessoas. O desrespeito está banalizado e nos acostumamos a conviver com inúmeras situações aviltantes nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana ... e principalmente da habitação, notadamente no  tocante a parcela mais desprovida de recursos, que tenta sobreviver do jeito que dá!

Sem um projeto digno de moradia não há como evitar que as pessoas ocupem áreas de risco. Um plano racional de habitação deve contemplar o surgimento de núcleos onde as pessoas possam morar, trabalhar e ter em suas vidas a possibilidade de desenvolvimento social. Existe muita coisa errada e não serei o arauto das mudanças, mas acredito que essas questões relacionadas a grande incidência de chuvas possam ter um melhor encaminhamento. Esperar o verão chegar para agir não deve ser a melhor maneira de dar fim a uma sequência histórica de eventos trágicos.  Por mais que haja um enorme esforço de cobertura jornalística por parte da mídia, com certeza, a dor das pessoas não sai no jornal.

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
  Entrevistamos os proprietários do famoso restaurante em Amparo. Suerly e Érico Gripp estão preparando um evento inesquecível para comemorar o bicentenário da...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA
CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA "MELHOR TEMPORADA"
Em conversa com o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindsol) de Armação dos Búzios, o empresário Thomas Weber, tivemos conhecimento das várias...