CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos. - Emporio di Bacco Av. Conselheiro Julius Arp 250, Centro Comercial Le Parc, Centro, Nova Friburgo +55 22 99206 9670 @emporiodibacco www.emporiodibacco.com.br

Por: CLAUDIO PINTO

05/03/2023

07:59:06

O VINHO E A ROLHA

O VINHO E A ROLHA
Esta semana vamos desmistificar um tabu que envolve a rolha do vinho. Não se assuste, é mais simples do que se pensa.

Primeiramente é importante dizer que a rolha natural é feita de cortiça, extraída da casca de uma árvore que se chama Sobreiro, onde tem como seu local de cultivo Portugal, Espanha e Norte da África. Para atingir a espessura ideal para o corte e confecção da “Rolha”, esta árvore leva de 5 a 7 anos. 

Em paralelo a dificuldade de cultivo e tempo para chegar no ponto de corte, o mercado mundial do vinho ganhou proporções enormes nas últimas décadas e segue crescendo forte a cada ano. Isso então passou a refletir não só no custo de produção mas também na escassez deste insumo na cadeia do vinho.
Diante disto, surgiram opções à rolha natural tão cobiçada, das quais explicarei a seguir:

- Rolha Aglomerada: feita com as aparas da casca usada para a rolha natural inteira, geralmente utilizada nos vinhos de entrada, ou que não precisem de tempo de guarda.

- Rolha Sintética: feita com materiais industriais como pvc, também usada em vinhos de custo mais baixo e sem necessidade de guarda.

- Rolha de Bambu: feita com fibra de bambu, de boa qualidade de vedação e ecológica.

- Tampa de Vidro: uma opção mais sofisticada que geralmente é usado em alguns vinhos brancos e rosados. Pode ser reutilizada várias vezes.

- Tampa de Rosca: Muito comum nos vinhos jovens e que não precisam de tempo de guarda, com excelente vedação e totalmente asséptica.

Em resumo, cada vez mais encontraremos a rolha natural de cortiça inteira apenas nos vinhos mais nobres e de guarda, mas isto não desmerece as demais opções, até porque menos de 10% dos vinhos do mundo são para guardar por anos afora. 

Quer descobrir mais, seguem algumas opções para você desfrutar o vinho e conhecer os tipos de rolhas.

- Callia Pinot Grigio - Branco – Argentina – Tampa de Rosca

- Exhib’ – Rose – França – Tampa de Vidro

- RAR-MASI Trevenezie – Tinto – Itália – Rolha Aglomerada

- Amalaya Malbec – Tinto – Argentina – Rolha de Bambu

- Pacheca Reserva – Tinto – Portugal – Rolha Natural

Quer saber mais? Vem pro Emporio di Bacco! 
https://www.emporiodibacco.com.br
Claudio Pinto 
Whatsapp 55 21 97126 2366      contato@emporiodibacco.com.br

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER – ENTREVISTA DR. RAFAEL ERTHAL
CHICO VELLOZO QUER SABER – ENTREVISTA DR. RAFAEL ERTHAL
A DENTECH vem revolucionando o mercado com muita tecnologia e inovação. A Clínica vem alcançando resultados mais precisos, seguros e rápidos, possibilitando a...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – ENTREVISTA THOMAS WEBER
CHICO VELLOZO QUER SABER! – ENTREVISTA THOMAS WEBER
O empresário e grande líder regional, tratou de assuntos relacionados ao turismo. Público-alvo, experiência turística e capacidade de carga foram questões...